top of page

Fernando Corrales faz exposições fotográficas no Marbô Gastronomia

06/12/2021


O artista paranaense apresentará duas mostras


Uma exposição se divide em África, Pantanal entre uma série de pássaros. A outra, uma mostra da exposição sobre a Congada, que já recebeu mais de 10 mil visitações. Elas são do acervo pessoal do fotógrafo e empresário paranaense Fernando Corrales, que faz a sua primeira exposição em Curitiba, no Marbô Gastronomia de Origem (casa desenhada pelo arquiteto Lolô Cornelsen). A estreia será reservada para convidados e imprensa, no dia 12 de dezembro. Para visitação do público, ela ficará aberta entre 14 de dezembro e 29 de maio, com entrada gratuita.


O objetivo dessa exposição, de acordo com a produtora Fernanda Corrales é mostrar pela primeira vez outras vertentes do artista que desvenda riquezas antes guardadas na memória de um computador. “As cores fortes e a alegria estão presentes em todas as imagens, característica marcante do autor. A linha estética seguida na edição das fotos foi criada por ele mesmo e segue em todas as suas coleções”.


A mostra é produzida por Fernanda Corrales / Vinde Vinho e arte, com o apoio do Marbô Gastronomia.


Sob os desertos, savanas e Pantanal


Na mostra “Sob o deserto, savanas e Pantanal”, o fotógrafo vai apresentar as imagens que fez nos desertos da África, entre eles Dead Vlei, Namibe, Dune 45, demonstrando através delas, a riqueza de suas paisagens, a grandiosidade da natureza e sua força. Nas suas viagens, ele pode fotografar a vida nas savanas africanas e suas etnias, entre elas os Himba, Bushman, Hererós e Massais, explorando as características de cada uma. Ele comenta que os Bushman, por exemplo, vivem da mesma forma há 50 mil anos, mantendo intocável sua cultura através dos séculos.


Já nas fotos do Pantanal, realizadas tanto no sul como no norte do estado do Mato Grosso, próximo a Porto Jofre, Corrales quer passar a forma alegre, viva e colorida do lugar, apresentando a realidade da natureza como ela é vista.


“Quero mostrar o olhar no presente. Quando estou lá o tempo parece parar e eu apenas vivencio a natureza, onde me coloco inteiramente naquela situação. Isso é o que a fotografia me permite, não é a foto em si e sim a vivência. É isso que quero passar. A exposição de alguma forma conta a história do povo africano, sobre o respeito com as pessoas e com a natureza. Todos esses lugares trazem uma beleza que me permite compartilhar a alegria e a sensação de que cada imagem se interliga a outra, sendo também a Congada um resultado do sincretismo religioso dos povos africanos”, comenta o fotógrafo sobre o conceito da mostra.

,

Painel Congada

Você já ouviu falar desta festa religiosa contagiante e cheia de segredos? Ela faz parte do folclore nacional. As fotografias da mostra no painel Congada são fruto da pesquisa do acompanhamento do fotografo no Encontro da Congada de 2012 e 2013, que é comemorado anualmente na cidade de Três Ranchos, no interior de Goiás. Na Congada, diversos grupos ou “Ternos”, como são conhecidos, reúnem-se para homenagear a Nossa Senhora do Rosário, figura máxima do encontro. Essa festa, que simboliza a resistência desde o período escravocrata no país, também é conhecida na região como a festa dos Santos Pretos e dura uma semana, iniciando com a chamada Alvorada, novenas diárias, levantamento das bandeiras, a troca das Santas na Igreja construídas por eles e o encerramento com todos os grupos tocando nas ruas em um espetáculo de fé.


Seis anos depois, ao ver o resultado das fotos, aconteceu em Goiânia, com o apoio da Secretaria de Cultura do estado de Goiás e da prefeitura a exposição “Congada” – Alegria em Três Ranchos” de 2019, que superou todas as expectativas, encantou o povo, com mais de 10 mil visitações, que interrompida com a pandemia, volta com tudo e hoje se tornou um projeto cultural com o apoio da própria comunidade dos congadeiros e que deve ganhar o mundo. É claro que esta história não deve parar por aqui, com tudo isso, novamente a convite de Fernanda, lançam outra exposição paralela a Congada com a bela seleção dos Desertos e Savanas da África e região do Pantanal.


O espaço


O Marbô Gastronomia de Origem, casa desenhada pelo arquiteto Lolô Cornelsen, conta com um ambiente aconchegante, intimista e cultural. Este local faz parte de um projeto cultural da cidade e que já recebeu inúmeras exposições. Por coincidência a abertura da mostra será na semana do dia do arquiteto (15 de dezembro).


Sobre o artista


Fernando Corrales nasceu em Ribeirão do Pinhal, interior do Paraná. Apaixonado por viagens e fotografia, realizou expedições fotográficas por mais de 20 cidades brasileiras e expedições internacionais desde 2014, por países como Espanha, Estados Unidos, Uruguai, África, África do Sul, Chile, Quênia e Tanzânia.


De fotógrafo amador e sem muita pretensão artística, realizou sua primeira exposição fotográfica a convite da esposa, a jornalista Fernanda Corrales, em Goiás, com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado de Goiás a exposição “Congada – Alegria em Três Ranchos” de 2019.


Seus primeiros registros fotográficos foram do ano de 2006, desde então já realizou mais de trinta expedições fotográficas por regiões variadas do planeta. Seu acervo hoje conta com cerca de mais de 40 mil fotos.

Últimas Notícias

bottom of page