top of page

Fase MPB da Oficina de Música celebra música de Tom Jobim

25/01/2021


Homenagem terá concerto de Vanessa Moreno e Salomão Soares, transmitido ao vivo do Teatro do Paiol



Considerado a principal força por trás da Bossa Nova, o maestro, cantor e compositor Tom Jobim faria aniversário de 94 anos nesta segunda-feira (25/1). Neste segundo dia da categoria MPB da 38ª Oficina de Música de Curitiba, o multiartista será homenageado no concerto de Vanessa Moreno e Salomão Soares, transmitido ao vivo do Teatro do Paiol, às 20h30.


As músicas Correnteza e Olha Maria de Tom Jobim fazem parte do repertório que atravessa o disco Chão de Flutuar, lançado pelo duo de piano e voz, em 2019. O álbum que é um histórico da sonoridade brasileira traz Tom Jobim já na primeira faixa. Outras 10 músicas fazem parte do Programa desta noite.


“Tom Jobim é um dos maiores nomes da MPB, é um compositor genial. Não tem como falar de música brasileira e não falar do Tom”, frisou Salomão.


João Egashira, maestro e diretor artístico da 38ª Oficina de Música de Curitiba reforçou a relevância do artista homenageado. “O nosso maestro soberano deixa uma obra de fundamental importância para a música brasileira. Ele transfere por meio de suas interpretações uma brasilidade incrível que nos faz ter orgulho de ser brasileiro ”, afirmou.


Tom Jobim

Compositor, maestro, pianista, cantor, arranjador e violonista brasileiro, Tom Jobim é apelidado por muitos como maestro e gênio da Música Popular Brasileira (MPB). Na sua carreira musical, teve influência de Chopin, de Debussy e, especialmente, de Heitor Villa-Lobos.


É considerado o maior expoente de todos os tempos da música popular brasileira pela revista Rolling Stone e um dos criadores do movimento da bossa nova, com sua música e melodia, ao lado da letra e poesia de Vinicius de Moraes e da voz e violão de João Gilberto.


Durante sua vida artística, Jobim compôs sobre três temas com mais frequência: o amor, a natureza, em especial a fauna e flora brasileiras, e o Rio de Janeiro. Nas suas obras, também gostava de falar sobre o Brasil e seus costumes.


Serviço:

38ª Oficina de Música de Curitiba Assista a programação artística através do link: oficinademusica.org.br/aovivo

Últimas Notícias

bottom of page