Evento celebra os 7 anos da Patrulha Maria da Penha em Araucária
- admjornale
- há 2 dias
- 2 min de leitura
26/05/2025

Em comemoração aos 7 anos da Patrulha Maria da Penha, da Guarda Municipal de Araucária, foi realizada a palestra “Empoderamento Feminino” na última sexta-feira (23), no anfiteatro da Prefeitura. A condução da fala principal ficou por conta da juíza Marina Pasqualotto, que abordou temas fundamentais como os direitos das mulheres, autonomia e a importância da rede de proteção no combate à violência de gênero.
O evento contou com a presença do prefeito Gustavo Botogoski, além de secretários de diversas pastas da administração municipal, como Assistência Social e Segurança Pública. Também participaram representantes da Secretaria Municipal de Educação e da cidade vizinha Campo Largo, incluindo a dra. Zeila Plath, atual presidente do Conselho dos Direitos da Mulher. A presidente do Instituto Lanterna Luminosa, Flávia Ohde, encerrou o encontro apresentando dados recentes sobre a violência contra a mulher.
Durante sua fala, a magistrada destacou as fases da espiral crescente do ciclo da violência – tensão, explosão e reconciliação (conhecida como “lua de mel”) – e alertou sobre a importância de reconhecer os sinais antes que as agressões evoluam para o feminicídio. “A violência não aparece do dia para a noite. Ela começa com pequenos sinais, e precisamos estar atentos a esse padrão de comportamento”, afirmou. Segundo a juíza, lamentavelmente, cerca de metade dos processos na vara criminal envolvem violência contra a mulher.
A atuação da Guarda Municipal de Araucária foi amplamente elogiada pelo trabalho realizado tanto nos flagrantes quanto no acompanhamento das vítimas e na prevenção. O reconhecimento também se estendeu à rede de proteção do município, considerada altamente qualificada pela magistrada, com destaque para o CREAS, CRAM e Projeto Atitude.
Sobre a Patrulha
Criada em 2018, a Patrulha Maria da Penha atua no acompanhamento de mulheres com medidas protetivas expedidas pela Justiça, contribuindo para prevenir novas agressões e fortalecer a rede de apoio. Desde sua criação, mais de 4 mil mulheres já foram acompanhadas pela equipe. A Patrulha representa um marco no compromisso de Araucária com a segurança, o respeito e a dignidade das mulheres.
Foto: Carlos Poly/SMCS
コメント