Estado inaugura escritório para fortalecer Núcleo de Inovação em Londrina
- admjornale
- há 21 minutos
- 2 min de leitura
16/05/2025

Com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento regional, o Governo do Estado, através da Secretaria da Inovação e Inteligência Artificial (SEIA), inaugurou nesta quinta-feira (16) um escritório no Núcleo Regional de Inovação em Londrina, no Norte. A nova unidade funcionará dentro da estrutura do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) e será responsável por coordenar e articular programas e projetos da SEIA nos municípios da região. O escritório também será compartilhado com a Fundação Araucária.
A regional de Londrina terá como foco o estímulo à inovação, à inteligência artificial e ao fortalecimento das parcerias com o setor produtivo por meio da Estação 43, ecossistema de inovação londrinense. O escritório também irá coordenar a execução da base programática e de projetos da SEIA e da Fundação Araucária, realizar visitas técnicas aos municípios da região Norte, apoiar a implementação de políticas públicas e fomentar o diálogo com universidades, centros de pesquisa, parques tecnológicos, e demais atores do ecossistema de inovação.
“Nosso compromisso é fazer com que todos os programas e ações da secretaria cheguem aos municípios da forma mais eficaz possível”, afirma o secretário estadual da Inovação e IA, Alex Canziani. “A regional de Londrina será um ponto estratégico para conectar a política pública de inovação com as reais necessidades locais, promovendo desenvolvimento com inteligência e articulação”.
A atuação na regional seguirá o escopo previsto na regulamentação da SEIA, contemplando atividades como articulação intermunicipal, acompanhamento de iniciativas locais e integração das governanças regionais. A região de Londrina abriga 13 governanças vinculadas ao setor produtivo, além de centros de inovação e parques tecnológicos com forte potencial de impulsionar o desenvolvimento econômico e social.
A Fundação Araucária terá participação no apoio ao desenvolvimento Científico e Tecnológico, como explica o presidente Ramiro Wahrhatfig. “Contamos com vários articuladores importantes em várias cidades do Estado, professores e pesquisadores notáveis das nossas universidades estaduais que apoiam os nossos trabalhos regionalmente. Esse processo de termos antenas e uma base da mais sólida no interior, cada vez mais, vai fazer com que a ciência paranaense evolua positivamente”, diz.
Além de Londrina, outras regionais estão em processo de implantação de novos escritórios. O objetivo é estabelecer 10 Núcleos Regionais de Inovação em municípios estratégicos, em todas as regiões do Paraná. São eles: Paranaguá, Ponta Grossa, Guarapuava, Pato Branco, Cascavel, Foz do Iguaçu, Umuarama, Maringá, Londrina e Jacarezinho. O próximo escritório a ser inaugurado será o de Maringá.
Assessora de relações institucionais e Inovação da Fundação, Cristianne Cordeiro, que trabalha diretamente na regional de Londrina, explica que a região tem diversos potenciais de crescimento voltados à inovação.
“Essa união entre a Secretaria da Inovação e a Fundação é muito importante para a descentralização. Londrina tem um sistema forte com DNA de empreendedorismo, com universidades e mentes importantes do Estado. São dez universidades, muitos pesquisadores aliados a um ecossistema robusto e conectado. Isso favorece muito ao desenvolvimento da região”, afirma Cristianne.
Foto: Gabriel Pires/SEIA-PR