Divinha faz um ano e inova na forma de tirar dúvidas sobre dívida ativa com a Prefeitura
- admjornale
- há 4 horas
- 3 min de leitura
09/07/2025

A dívida ativa tira o sono de muitos contribuintes e há vários canais da Prefeitura de Curitiba para o cidadão tirar dúvidas sobre débitos vencidos com o município. Há um ano, além do atendimento presencial na sede da Procuradoria-geral do Município (PGM) e nas dez Ruas da Cidadania, é possível obter informações sem sair de casa, tudo na palma da mão e com alguns cliques.
Lançado em julho de 2024, a assistente virtual Divinha é um robô que responde diretamente aos contribuintes dúvidas sobre débitos e formas de quitação ou parcelamento de impostos atrasados. A conversa com a Divinha é feita por chatbot, programa de computador que usa a inteligência artificial (IA) para simular uma conversa humana por texto.
O chatbot aparece na tela do contribuinte quando ele acessa a área de regularização da dívida ativa do portal da Prefeitura de Curitiba.
Em um ano, 57.566 atendimentos a contribuintes foram realizados pela Divinha, segundo dados da Procuradoria-geral do Município. A PGM é o órgão da Prefeitura de Curitiba responsável pela cobrança de débitos inscritos na dívida ativa.
“A PGM tem incentivado práticas inovadoras na gestão. Em 2018, implantamos o Controle de Processos da PGM e, dois anos depois, a instituição integrou a inteligência artificial nesta ferramenta. Lançar a Divinha, em 2024, segue o propósito do órgão de aliar melhorias de processos para os servidores e a avanços nos serviços ofertados à população”, afirma Vanessa Volpi, procuradora-geral do município.
A Divinha foi desenvolvida em uma parceria da PGM com a Secretaria Municipal de Administração e Tecnologia da Informação (Smati).
Resposta imediata
A procuradora Patrícia Pomoceno, presidente da Comitê de Inovação da PGM, conta que com o lançamento da Divinha, no ano passado, a maioria das dúvidas que antes chegavam por email passou a ser respondida de forma imediata pela assistente virtual.
“Percebemos que, de modo geral, as pessoas têm dúvidas de coisas simples, temas que a assistente virtual pode atender muito bem e de forma rápida. Assim, se antes os contribuintes tinham que esperar por uma resposta de email, hoje, muitas dúvidas podem ser tiradas imediatamente pela Divinha”, observa Patrícia.
Dúvidas mais comuns
A equipe da Procuradoria Fiscal do órgão fez um amplo levantamento das perguntas mais comuns e “alimentou” a Divinha para respondê-las de forma simples e imediata. Entre as dúvidas mais comuns estão: “Como regularizar a dívida ativa”, “Opções de pagamento da dívida ativa”, “O que é IPTU (a maioria dos contribuintes tem débitos deste imposto inscritos em dívida ativa), “Como emitir a DAM (Documento de Arrecadação Municipal)” e “Como posso pagar ou parcelar um debito?”.
“Dotada de inteligência artificial (IA) generativa, a Divinha é capaz de entender diferentes formas de questionamento, sempre mantendo o contexto”, completa Patrícia.
Atendimento presencial
O atendimento presencial continua disponível aos contribuintes na sede da PGM, na Avenida João Gualberto, 241, no Centro, mediante agendamento pela Agenda online.
Nas Ruas da Cidadania também é possível ter atendimento nas unidades da Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento, sem agendamento. Dependendo da dúvida, a equipe da SMF está presente ainda no prédio central da Prefeitura de Curitiba, mediante agendamento online.
Descomplica Curitiba
A partir de 2025, com a criação do programa Descomplica Curitiba, a Prefeitura avançou no uso de tecnologia para promover a desburocratização dos serviços públicos. A Divinha está alinhada a este compromisso. Com menos burocracia, a Prefeitura amplia o apoio à geração de renda e empregos na cidade.
Iniciativas lançadas este ano pela gestão Eduardo Pimentel:
Prefeitura reduz a burocracia e elimina a bitributação: A Prefeitura promoveu, em junho, o fim da exigência da Certidão de Regularidade do ISS para fins da emissão do CVCO (Habite-se) e o fim da bitributação do ISS-Fixo para profissionais autônomos que participam de sociedades profissionais.
Robô Álvaro tira dúvidas sobre emissão de alvarás: A Secretaria Municipal do Urbanismo (SMU) criou, em março, um especialista para auxiliar a população nas dúvidas sobre a emissão de alvarás de obras na cidade: o robô Álvaro é um chatbot no site da Prefeitura – na página da secretaria – que foi “ensinado” a responder às perguntas mais frequentes sobre o tema.
Parcelamento de Solo e autenticação de plantas mais ágeis: A Secretaria Municipal do Urbanismo (SMU) promoveu também o aprimoramento do sistema de solicitação de Parcelamento do Solo, a renovação automática de Alvarás de Publicidade e a autenticação de Plantas de Loteamento e de Projetos de Parcelamento de Solo.
Foto: Divulgação