Curitiba avança na transformação em Destino Turístico Inteligente com nova oficina do Programa Turismo Futuro Brasil
- admjornale
- há 1 dia
- 2 min de leitura
20/05/2025

Curitiba deu mais um passo estratégico rumo à consolidação como Destino Turístico Inteligente (DTI) nesta segunda-feira (19/5), durante a realização da Oficina do Programa Turismo Futuro Brasil (TFB), que aconteceu no Liceu de Ofícios Criativos. A agenda reuniu representantes da equipe técnica local e consultores da GKS Inteligência Territorial, responsáveis por acompanhar os avanços e redefinir as metas da cidade dentro do modelo DTI.
A oficina faz parte da metodologia do programa TFB, fruto da parceria entre o Sebrae Nacional, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a GKS. A proposta é medir e impulsionar o desenvolvimento turístico com base em critérios que integram tecnologia, inovação, sustentabilidade e governança.
Desde sua adesão ao programa, Curitiba vem se destacando na aplicação das chamadas 8 Ideias-Força do modelo DTI: Governança, Sustentabilidade, Acessibilidade, Inovação, Inteligência, Experiência, Marketing e Segurança. Em 2023, a capital paranaense alcançou uma média de 3,15 na matriz de maturidade do modelo — índice que avalia o nível de implantação das diretrizes. A meta agora é atingir 3,58 até 2025.
A oficina teve foco na revisão dos compromissos assumidos no último ano e na priorização de sete componentes estratégicos, com ênfase em governança, acessibilidade, inovação, inteligência e marketing. Esses pilares guiam as ações para tornar o turismo em Curitiba mais conectado com as necessidades do viajante moderno, sem abri mão da inclusão e sustentabilidade.
“A expectativa é que, com a continuidade do programa e o engajamento das equipes locais, Curitiba se firme como referência nacional em turismo inteligente e sustentável, ampliando sua visibilidade no cenário internacional e consolidando um modelo de gestão turística voltado para o futuro”, explicou a presidente interina do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Lessnau Neves
A atividade contou com a participação de técnicos do Instituto Municipal de Turismo, como a gerente de Marketing e Eventos, Janaina Reatti, e dos analistas e assessores técnicos Wellington Medeiros, Dalci Junior Sontag e Daniela Dal Puente. Pela GKS, participaram o consultor Enzo Arns e a turismóloga Maria Natália Pereira, que conduziram as análises técnicas e contribuíram para a construção do plano de ação para os próximos dois anos.
Foto: Divulgação
Comments