top of page

Clássicos do cinema, dança contemporânea e histórias indígenas estão na agenda cultural de Curitiba

  • admjornale
  • há 2 dias
  • 3 min de leitura

22/05/2025



De sexta (23/5) a domingo (25/5), Curitiba oferece ao público uma programação gratuita e diversificada de atrações de arte, cultura e ancestralidade. De bibliotecas a teatros, de cinema a estúdio de dança, a agenda da Fundação Cultural tem opções para todos os gostos e idades. Confira AQUI.


Hair, clássico musical na Cinemateca


A programação começa na sexta-feira (23/5), na Casa da Leitura Dario Vellozo, no Boa Vista, com a contação de histórias Cadê o toucinho que estava aqui?, da escritora Cléo Busatto. A história, protagonizada por Dona Antônia e sua gata Chica, convida crianças e famílias para uma tarde de diversão e imaginação.


No mesmo dia a Cinemateca de Curitiba exibe o cultuado Hair, dirigido por Milos Forman. O filme é um clássico musical norte-americano que retrata o encontro entre um jovem convocado para a Guerra do Vietnã e um grupo de hippies em Nova York, com coreografias de Twyla Tharp.  A sessão integra a mostra de Clássicos do Cinema.


Sábado com oficinas, samba e povos originários


No sábado (24/5), a manhã começa com o workshop Arranjo para Cordas Brasileiras, ministrado pelo maestro João Egashira, no Conservatório de MPB, para estudantes de música. A atividade é gratuita mediante inscrição por e-mail.


O Conservatório de MPB também recebe o grupo Mavambo – Samba de Terreiro. A apresentação resgata o samba de roda com cantigas, toques e danças tradicionais. O grupo promove acessibilidade com mediação inclusiva para público cego e de baixa visão.


No Memorial Paranista, uma oficina de escultura com argila será realizada no sábado (24/5), inspirada na obra de João Turin. A atividade convida o público a experimentar técnicas básicas de modelagem e explorar a criatividade com as mãos na massa.


À tarde, o Auditório Antônio Carlos Kraide, no Portão Cultural, apresenta Plumage, espetáculo de narração de histórias protagonizado pela atriz Ailén Roberto. A peça reúne contos indígenas da Argentina e do Brasil, como O Nascimento da Noite, o Mutum Yanomami e a lenda da flor Qantu dos Andes. A direção é de Cadu Cinelli, com dramaturgia de Jamilssa e pesquisa de Jorgelina Vázquez. Plumage também terá apresentação no domingo (25/5).


Domingo de cinema e dança


Dois destaques encerram o fim de semana. No Cine Passeio, Abraços Partidos (2009), de Pedro Almodóvar, será exibido na última sessão da exibição ao ar livre no terraço. A sessão é gratuita e os ingressos são distribuídos uma hora antes da exibição. Em caso de chuva, a atividade é cancelada.


Já na Casa Hoffmann, com parte da programação da Mostra Solar 2025,  o solo de dança Marimbondo, de André Oliveira, propõe uma imersão na memória coletiva negra e na ancestralidade afro-brasileira. Com linguagem coreográfica autoral, o artista revisita suas raízes e convida o público a refletir sobre identidade e resistência.


Para os interessados em cinema contemporâneo, a Mostra Jocy de Oliveira exibe Liquid Voices – A História de Mathilda Segalescu, no domingo (25/5), às 19h, na Cinemateca de Curitiba. O filme narra, em forma de ficção musical, o trágico naufrágio do navio Struma em 1941, levando ao palco a soprano Gabriela Geluda e o tenor Luciano Botelho.


Programação cultural


Sexta (23/5)15h – Contação de histórias Cadê o toucinho que estava aqui

Local: Casa da Leitura Dario Vellozo – Av. Paraná, 3.600, sala 25 – Boa Vista

Classificação: Livre


19h – Sessão Clássicos: Hair 

Local: Cinemateca R. Presidente Carlos Cavalcanti, 1.174 – São Francisco. Classificação: 14 anos

Sábado (24/5)9h às 12h – Workshop Arranjo para Cordas Brasileiras

Conservatório de MPB – Rua Mateus Leme, 66 – São Francisco

Classificação: 18 anos


10h30 – Oficina de Escultura em Argila

Memorial Paranista – Rua Mateus Leme, 4.700 – São Lourenço

Classificação: Livre


11h – Show com o grupo Mavambo – Samba de Terreiro

Conservatório de MPB – Praça Jacob do Bandolim – São Francisco

Classificação: Livre


16h – Espetáculo Plumage

Auditório Antônio Carlos Kraide – Avenida República Argentina, 3.430 – Portão Cultural

Classificação: Livre


Domingo (25/5)16h – Espetáculo Plumage

Auditório Antônio Carlos Kraide – Avenida República Argentina, 3.430 – Portão Cultural

Classificação: Livre


19h – Sessão Terraço: Abraços Partidos (Pedro Almodóvar)

Cine Passeio – Rua Riachuelo, 410 – Centro

Classificação: 14 anos


19h – Mostra Jocy de Oliveira: Liquid Voices

Cinemateca de Curitiba – Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1.174 – São Francisco

Classificação: 12 anos


19h30 – Espetáculo de dança Marimbondo, com André Oliveira

Casa Hoffmann – Rua Claudino dos Santos, 58 – São Francisco

Classificação: Livre


Foto: Divulgação

Comentarios


Últimas Notícias

bottom of page