top of page

Casa SO+MA do Centro de Campo Largo passa a ter atendimento da Associação de Reciclagem Campolarguense

  • admjornale
  • há 1 hora
  • 3 min de leitura

21/05/2025



A Prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), informa mudança na equipe responsável pelo atendimento e destinação dos materiais recolhidos na Casa SO+MA localizada no centro, em frente ao CIOSP. Desde o dia 14 de maio quem assumiu os trabalhos foi a Associação de Reciclagem Campolarguense (ARC), uma das organizações de catadores de recicláveis locais que possui contrato de prestação de serviços com a SMMA.


Essa é uma das três unidades presentes em Campo Largo, fruto de uma parceria do município com a startup so+ma, e continua funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e aos sábados das 9h às 13h. Agora uma atendente da ARC está no local especialmente para atender as pessoas que forem ali deixar materiais recicláveis, auxiliando na pesagem dos resíduos e na computação dos pontos. A associação também receberá todo o material recolhido nesta unidade e cuidará da triagem e do correto destino.


Isso significará mais renda e oportunidades para todos os envolvidos. Segundo o presidente da ARC, José Carlos Vaz, a novidade “tem uma enorme importância para nós, porque dá mais visibilidade à associação que não era muito conhecida. O material que vamos recolher aqui é bem limpo, organizado, um volume de trabalho que vem para nos ajudar mais ainda. Vai movimentar, somar mais”.


A Associação de Reciclagem Campolarguense existe faz mais de 30 anos, virou uma associação em 2013 e, atualmente, conta com 15 associados que trabalham na estrutura localizada no bairro Águas Claras. Eles são parte da cadeia de coleta seletiva do município e executam os serviços de triagem e comercialização de recicláveis. Só não recebem madeira, galhos, entulhos de poda e restos da construção civil.


“Essa nova oportunidade para a ARC deve ampliar a gestão de resíduos e gerar mais renda para os catadores associados. Estamos buscando formas criativas de contribuir com a preservação do meio ambiente, e felizmente Campo Largo está expandindo boas práticas de reciclagem, de inclusão social e de promoção do desenvolvimento sustentável dentro da nossa comunidade”, pontua o secretário de Meio Ambiente, Thiago de Lima Teixeira.


Casa SO+MA centro – Antes da ARC a organização responsável pelo local era a Cooperativa Recicla Campo Largo. O endereço para entrega de materiais recicláveis foi o primeiro de Campo Largo e está no local desde maio de 2023, completando dois anos de atuação. Isso significou mais de 213 toneladas de resíduos recicláveis que receberam correta destinação e deixaram de ir para o aterro sanitário. O local também alcançou mais de 1.360 participantes do programa, gerando 10.521 recompensas resgatadas (físicas e no comércio local) e o equivalente a 49 mil reais de economia financeira para esses participantes.


Além disso, um balanço destes dois anos comprova ainda o impacto ambiental positivo, conforme estimativa da so+ma:


  • 2.777 árvores foram salvas;

  • 698.841 kWh de energia foram economizados;

  • 18.286.574 litros de economia de água;

  • 748.599 kg de emissão de dióxido de carbono (CO2) foram evitados;

  • 29.494.625 litros de água não foram contaminados por óleo.


O endereço central recebe resíduos classificados como recicláveis que estejam limpos e separados de outros resíduos. Esta unidade recolhe bastante material dos comerciantes da região, contudo está aberta à toda a população mediante prévio cadastro.


Um papel importante das Casas SO+MA é auxiliar grandes empresas, escolas, varejo, cooperativas e consumidores a mudar o comportamento em relação ao descarte indiscriminado de materiais,  incentivando atitudes que geram impacto socioambiental positivo.


SO+MA vantagens – Além do intuito de estimular a prática da reciclagem, as três Casas SO+MA (contêineres amarelos) distribuídas nos bairros Centro, Ferraria e Itaqui oferecem o Programa so+ma vantagens, para que a população reverta seus resíduos sólidos recicláveis em créditos, e os troque por benefícios como cursos profissionalizantes, produtos básicos como mantimentos, itens de higiene pessoal ou, ainda, possa transferir doações para ONGs locais. Para se cadastrar no programa, ou saber mais, acesse o site ou o aplicativo.


“O SO+MA Vantagens não é só um programa de reciclagem, ele transforma a relação das pessoas com o lixo, promove aprendizagem na prática, cria um hábito e gera impacto direto no meio ambiente e na vida das famílias, além de gerar renda direta para as Associações e Cooperativas de catadores, através dessa adicionalidade de material recebido no programa. Cada quilo reciclado representa um passo em direção a cidades mais sustentáveis e socialmente justas”, afirma Claudia Pires, CEO da so+ma que atua em outras cidades do país como Salvador (BA), Camaçari (BA), Curitiba (PR) e Goiânia (GO).


A Casa SO+MA é uma parceria da startup so+ma com a empresa SIG Group, o governo do Paraná, a Prefeitura de Campo Largo, o Instituto Recicleiros e, agora, com a Associação de Reciclagem Campolarguense.


SERVIÇO:


Casa SO+MA centro


Horários: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e aos sábados das 9h às 13h


Local: Contêiner amarelo em frente ao CIOSP


Endereço: Rua do Centenário, 2245, centro


Fotos: Thatiana Bueno / Comunicação PMCL

Últimas Notícias

bottom of page