Casa de Alice em São José dos Pinhais é ampliada e recebe melhorias para acolher mulheres vítimas de violência
- admjornale
- há 1 dia
- 3 min de leitura
23/07/2025

Obras de reforma e ampliação foram realizadas na Casa da Alice, um espaço de acolhimento a mulheres vítimas de violência doméstica administrado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) de São José dos Pinhais. O local integra a rede da Proteção Social Especial de Alta Complexidade do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e oferece atendimento humanizado e sigiloso às acolhidas.
A nova estrutura é moderna, segura, acessível e pensada em cada detalhe. A unidade está localizada em uma área com 887 m² de terreno, sendo 381,81 m² de área construída — resultado da ampliação de mais de 175 m² sobre a estrutura anterior. O local agora tem capacidade para acolher cerca de 20 pessoas, entre mulheres e seus filhos, quando necessário.
A prefeita Nina Singer destacou que o local não é apenas um imóvel revitalizado, mas um espaço que reflete o compromisso da administração municipal com a dignidade, segurança e reconstrução de vidas.
“Mais do que entregar uma estrutura nova, moderna e segura, entregamos aqui um símbolo do nosso compromisso com as mulheres de São José dos Pinhais. A nova estrutura da Casa de Alice representa cuidado, respeito e reconstrução. Cada detalhe foi pensado para acolher com dignidade quem mais precisa de proteção, oferecendo abrigo e esperança”, destacou Nina.
Todo o projeto de reforma e ampliação, além da aquisição de mobiliários, foi desenvolvido em conjunto com a equipe técnica da Casa de Alice, respeitando o fluxo de atendimento, a privacidade, a segurança e o cuidado com quem mais precisa.
O secretário municipal de Assistência Social, Abílio Alves, enfatizou que as melhorias no local foram necessárias para que um serviço tão essencial fosse oferecido com qualidade.
“A Casa de Alice carrega muitas histórias de superação e luta. Esta ampliação e modernização são fruto de um trabalho coletivo, construído junto com nossa equipe técnica, com o objetivo de garantir mais segurança, privacidade e acolhimento para as são-joseenses e crianças que aqui chegam em busca de um recomeço”, disse o secretário.
A nova estrutura da Casa da Alice conta com:
Recepção;
Espaços administrativos modernos: coordenação, psicologia, assistência social e sala de reuniões;
Sala dos educadores e o espaço chamado de “Minon”, onde são organizadas roupas doadas;
Canto pedagógico para atividades com as crianças;
Um ateliê para trabalhos coletivos e artesanato;
Quatro quartos confortáveis, banheiros, sala de jantar, sala de TV, cozinha, despensa, lavanderia e depósito;
Sistema de monitoramento 24 horas, integrado à Muralha Digital, garantindo proteção e sigilo às acolhidas;
Infraestrutura totalmente adaptada para pessoas com mobilidade reduzida.
Sobre a Casa de Alice
A Casa de Alice recebe mulheres acima de 18 anos (e também seus filhos, quando necessário) vítimas de violência — física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial — que foram encaminhadas por determinação judicial. O endereço da unidade é restrito às equipes da Semas para garantir a segurança e bem-estar das mulheres acolhidas. No local, elas têm acesso a atendimento multiprofissional.
A equipe multiprofissional é composta por psicólogas, educadoras, assistentes sociais e preparadoras de alimento, garantindo um suporte completo e acolhedor às beneficiárias. Além disso, o local conta com segurança 24 horas, garantindo proteção e bem-estar às acolhidas.
Quem foi Alice?
Desde sua inauguração, em 14 de novembro de 2008, o serviço já acolheu 775 mulheres, 860 crianças de até 12 anos e 156 adolescentes. O nome do espaço homenageia Alice Cordeiro do Nascimento, cidadã são-joseense nascida em 1907 e reconhecida por sua trajetória de solidariedade e acolhimento.
Presenças
Na entrega das obras estiveram presentes o vice-prefeito de São José dos Pinhais, Delegado Michel; a superintendente de Políticas Públicas para as Mulheres, Fátima de Paula; o vereador José Possebon; além dos profissionais que atuam na Casa de Alice, servidores da Semas, de outras pastas municipais e convidados.
Foto: Divulgação
Comments