top of page

Arte, esporte, cidadania, tatuagem e graffiti: Tribos Urbanas agita Pinhais neste domingo

  • admjornale
  • há 2 dias
  • 2 min de leitura

23/07/2025



A potência da arte urbana se fará visível em Pinhais no próximo domingo, 27. Nessa data será realizada a terceira edição do Tribos Urbanas, com diversas atrações culturais e gastronômicas no Centro da Juventude (Ceju), no bairro Maria Antonieta. Além de celebrar diferentes expressões culturais e esportivas, o evento tem o objetivo de divulgar os serviços oferecidos pelo equipamento, que atende o público de 12 a 29 anos.


O Tribos Urbanas é realizado há três anos e tem uma grande novidade: a primeira edição do Go Make Fest, que terá convenção de tatuagem e exposição de escritores de graffiti ao longo do dia. A iniciativa é promovida pelo artista local Daniel Lindolfo, vulgo Onew Ink, ganhador de vários prêmios de tatuagem e com experiência internacional na área. A partir das 9h os jurados convidados farão a avaliação de artistas já inscritos em 18 categorias. Em outra frente, escritores de grafitti (graffiti writers) vão produzir ao vivo suas artes. Nesse caso, há apenas exposição, sem competição.


As demais atividades do Tribos Urbanas começam às 12h, com a presença de food trucks. Haverá roda de capoeira, jogo de RPG, skate, parkour, batalha de rimas, hapkidô, apresentação de bike, cosplays e discotecagem, entre outras ações. A premiação da convenção da tatuagem está prevista para 19h. “É um evento onde todas as tribos se encontram”, resume a coordenadora do Ceju, Andressa Cordeiro.


Ao longo da tarde também haverá roda de conversa e apresentações de projetos dos Agentes da Cidadania –  jovens de 14 a 24 anos que realizam atividades que incentivam o protagonismo juvenil. Segundo Andressa, o objetivo é divulgar os serviços que os agentes realizam no local para atender mais pessoas interessadas. O Ceju é vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e atende prioritariamente adolescentes de 12 a 18 anos em situação de vulnerabilidade social, além dos jovens até 29 anos.


O Ceju tem quase 20 agentes. Entre eles está Sarah Novitzky, 17 anos, responsável pelo podcast Foco na Juventude. “Gravo com jovens que já frequentaram o Centro da Juventude, ou que de alguma forma impactam na formação dos jovens”, conta. Outro projeto é conduzido por Arthur Costa Fernandes Lemes, 19, que junto ao irmão, Victor, tocam violino. “Damos aula de violino, mas não só, de formação de banda, aberto a qualquer instrumento”, diz Arthur. No domingo eles estarão no Tribos Urbanas apresentando as oficinas realizadas, junto com os demais Agentes da Cidadania.


Serviço


3.º Tribos Urbanas

27 de julho, no Centro da Juventude

Rua Ataulfo Alves, n.º 49, Maria Antonieta

Das 12h às 19h


Evento paralelo: “Go Make Fest Rabisk – Tattoo e Graffiti”, com apresentações das 9h às 19h e mais informações pela página própria no Instagram


Foto: Divulgação

Comments


Últimas Notícias

bottom of page