top of page

Araucária agendou 160 cirurgias de catarata em abril pelo SUS

  • admjornale
  • há 2 dias
  • 2 min de leitura

15/05/2025



A Prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), segue avançando nos atendimentos especializados do Sistema Único de Saúde (SUS) com o objetivo de reduzir a demanda reprimida de exames, consultas e cirurgias. Somente no mês de abril, 160 pacientes foram agendados para realizar cirurgia de catarata, como parte das ações do Programa Tempo de Cuidar, implantado nesta gestão pela secretária Renata Botogoski.


Segundo informações da Central de Regulação Ambulatorial, desde o dia 23 de abril de 2025 os agendamentos vêm sendo realizados com instituições de referência como o Hospital Nossa Senhora Aparecida CIS, Hospital do Rocio, Médico de Olhos Campo Largo e Hospital Angelina Caron, por meio de uma aproximação maior de Araucária com a Secretaria de Estado da Saúde (SESA) para conseguir essas vagas pactuadas pelo estado para os municípios.


Fila zeradaA diretora do Departamento de Planejamento, Gestão e Auditoria da SMSA, Alana Elisabeth Kuntze Ferreira, destaca que a fila de espera praticamente foi zerada. “Chegamos a zerar a fila, e atualmente temos apenas 10 usuários aguardando, sendo a solicitação mais antiga do dia 12 de abril”, informou.


Entre os beneficiados está a moradora do bairro Tupy, Maria Lúcia Antunes dos Santos, que aguardava há seis meses pela cirurgia. “Estou muito feliz. Minha visão já estava bem comprometida, e eu precisava da ajuda do meu filho e da minha neta para várias tarefas. Agora é só esperar o dia da cirurgia, que já está marcada para o Hospital CIS, em Fazenda Rio Grande, dia 23. Vai ser muito importante para mim. Estou muito animada”, relatou.


A catarata é uma das principais causas de perda de visão reversível na população idosa e pode afetar apenas um ou ambos os olhos. Mesmo quando unilateral, compromete a visão geral e dificulta atividades cotidianas como ler, cozinhar, caminhar com segurança, reconhecer rostos, dirigir e usar celular ou computador. A doença também altera a percepção de profundidade e aumenta o risco de acidentes domésticos, especialmente em ambientes pouco iluminados. A ampliação do acesso ao procedimento cirúrgico representa mais saúde, autonomia e bem-estar aos araucarienses que dependem da rede pública.


Foto: Freepik

Comments


Últimas Notícias

bottom of page