top of page

Aplicativo municipal gera mais eficiência na gestão da arborização em Pinhais

  • admjornale
  • há 2 horas
  • 3 min de leitura

15/07/2025



O serviço de corte e poda de árvores em áreas públicas de Pinhais ficou mais ágil e eficiente graças a um aplicativo desenvolvido especialmente para este fim. Após um ano de uso, o “App da Poda” reduziu em 76% o tempo médio de atendimento das solicitações, proporcionando maior satisfação aos munícipes. Além disso, o app elimina etapas do fluxo de trabalho, contribui para o controle e execução do serviço e promove uma gestão mais sustentável.


No primeiro ano de uso do aplicativo para gestão do patrimônio arbóreo , foram atendidos 993 protocolos, com a realização de 208 cortes e 3.016 podas em árvores da área pública. Anteriormente, o atendimento das solicitações levava em média 93 dias. Com o aplicativo, passou para 22 dias em média. Em termos de gestão, o número de etapas necessárias para concluir o processo foi reduzido de 21 para 8.


O “App da Poda” foi idealizado pelo Departamento de Planejamento, Conservação e Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e executado pela empresa terceirizada Sislam Tecnologia e Gestão Inteligente. A ferramenta faz parte do Plano de Arborização, junto com outras ações, como o mapeamento de arborização, fiscalização e educação ambiental, por exemplo.


O cidadão pode solicitar o serviço de poda ou corte pelos canais de atendimento da Semma (veja lista abaixo). A partir disso, o pedido é encaminhado para análise da equipe, que vai deferir ou não, a partir de vistoria no local. A justificativa é anexada ao processo. Se for liberada a poda ou corte, são inseridas fotos com orientações técnicas. Os técnicos de poda acessam o aplicativo e realizam o serviço. Quando finalizado, já fazem e inserem as respectivas fotos, para comprovação e fiscalização, e também abrem chamado para a coleta de galhos e troncos.


O operador de poda Ademilson de Oliveira lista várias vantagens do aplicativo em relação ao modelo tradicional, com papel. “Com a papelada era mais difícil, tinha um calhamaço, mas muitas vezes não tinha informações corretas. E agora com o aplicativo, estão todas as informações em tempo real, desde o começo do processo, tudo vem especificado aqui. Depois que acaba a execução, a gente tira foto e dá baixa naquele protocolo”, relata. Nesta semana, durante uma poda no Bairro Atuba, ele acessava o aplicativo enquanto o técnico Fernando Pereira dos Anjos usava a serra elétrica em galhos secos de uma araucária.


“A comunicação entre técnicos e equipes de campo melhorou, e os profissionais demonstraram maior motivação e engajamento, valorizando o uso da tecnologia no desempenho de suas funções e sentindo-se reconhecidos pela gestão municipal”, confirma Natacha Sohn Hausner, bióloga da Semma. “Também houve economia com impressão e materiais de papelaria, buscando a sustentabilidade no processo, além de maior transparência para acompanhamento do serviço executado, já que todo o processo passou a ser digital”, acrescenta.


Segurança


O “App da Poda” pode ser acessado de qualquer dispositivo usado pelas equipes responsáveis, seja celular ou tablet. Com uma interface de fácil manuseio, fornece também a localização georreferenciada das árvores. Dependendo da característica, o serviço é feito pela equipe de caminhão com cesto aéreo (para poda alta) ou pela equipe da poda baixa. Quando há risco de contato com a rede elétrica, uma empresa terceirizada faz a poda, com apoio de caminhão com isolamento.


Natacha destaca que, nos últimos anos, o município tem se destacado positivamente pela ausência de desastres ambientais relacionados a quedas de árvores. A última ocorrência significativa foi registrada em 2019. “Desde então, houve diminuição nos registros de quedas de árvores de grande porte em Pinhais, refletindo uma gestão arbórea eficiente e comprometida com a prevenção de riscos ambientais. Esse resultado é fruto de ações integradas como o mapeamento arbóreo urbano, que identifica árvores em situação de risco de queda, e o programa de poda e substituição de espécies inadequadas”, explica.


O corte e a poda de árvores são serviços altamente técnicos e de risco, exigindo treinamento especializado. A Semma orienta a jamais realizar o procedimento sozinho ou cortar árvores sem autorização.


Serviço


Para solicitar o serviço em áreas públicas ou obter autorização para intervenções em áreas particulares, entre em contato com a Semma pelo site ou demais canais de atendimento:


Whatsapp: (41) 98707-5000

Telefone: (41) 3912-5100



Foto: Divulgação

Últimas Notícias

bottom of page