Agentes da Defesa Civil de São José dos Pinhais participam de curso de operação de retroescavadeira
- admjornale
- há 15 minutos
- 1 min de leitura
17/06/2025

Entre os dias 9 e 13 de junho, quatro agentes da Defesa Civil de São José dos Pinhais participaram de uma curso de operação de retroescavadeira. Promovido por meio de uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e as secretarias municipais de Viação e Obras Públicas (Semvop) e de Agricultura e Abastecimento (Semag), o curso teve foco na capacitação técnica e no fortalecimento das ações de resposta.
Segundo a Defesa Civil, a iniciativa faz parte do compromisso da instituição em aperfeiçoar continuamente a equipe para que o atendimento à população seja ágil, eficiente e técnico, a fim de garantir mais segurança e proteção à sociedade são-joseense.
“O principal objetivo especializar nossos agentes para atuarem de forma eficaz na desobstrução de vias em situações de eventos atípicos e de emergência, como alagamentos, deslizamentos e demais ocorrências que exijam pronta intervenção”, explicou o coordenadora da Defesa Civil, Paulo Duarte.
O curso foi estruturado em cinco dias, sendo dois dedicados à parte teórica e três voltados à prática operacional, garantindo um aprendizado completo, com embasamento técnico e aplicação real das atividades. Também participaram da formação servidores da Semvop, um militar da reserva (voluntário) e alunos filiados ao Senar.
Foto: Divulgação
Comments