top of page

Afonte e Goethe-Institut Porto Alegre lançam site e e-book de educação midiática

24/03/2021


Com foco no público jovem, projeto “Postar ou Não?” busca incentivar leitura crítica de conteúdos digitais; lançamento será dia 30/3, às 18h, pelo YouTube do Goethe-Institut Porto Alegre



Em um contexto no qual a maior parte dos brasileiros buscam informações na internet e nas redes digitais, Afonte Jornalismo de Dados e Goethe-Institut Porto Alegre lançam um guia hipermídia para entender e combater a desinformação. Em site e e-book, o projeto "Postar ou Não?" busca incentivar a leitura crítica de conteúdos digitais. O lançamento será na próxima terça-feira, 30/3, em uma live no YouTube do Goethe-Institut Porto Alegre. A aula aberta também se insere nas celebrações do mês do Bibliotecário e do Dia Internacional da Checagem, o Fact-Checking Day, em 2/4.


A produção teve apoio técnico do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) para adaptar os conteúdos a plataformas digitais com recursos multimídia. No e-book de 44 páginas, há referências bibliográficas e propostas de atividades para aplicação em sala de aula, e também para consulta direta principalmente de adolescentes que procuram dicas e conceitos com exemplos práticos para não cair em “fake news”. O conteúdo pode ser acessado no site postarounao.com.br, no qual também estão disponíveis dicas e testes.


“O principal objetivo é estimular a leitura crítica dos conteúdos digitais, tanto que já partimos de um questionamento no nome do projeto: Postar ou Não? Apostamos em um formato hipermídia, dinâmico, com apelo visual e linguagem inspirada nos aplicativos digitais mais populares, sem deixar de trazer informação com respaldo acadêmico", descreve a jornalista e pesquisadora Taís Seibt, que coordenou a produção. Dessa forma, o material serve tanto para interação direta com adolescentes quanto para educadores e profissionais em busca de referências sobre o tema - além disso, Afonte também realiza cursos e palestras sobre o tema de acordo com as necessidades de cada público. Segundo o Digital News Report 2020, 87% dos entrevistados brasileiros afirmam buscar informações online; as redes sociais digitais ultrapassaram a televisão (66%), sendo indicados por 67% dos indicados em múltipla escolha. A mídia impressa é a opção menos fequente, com 23%.


A parceria para trazer o site ao público se insere no âmbito das comemorações pelo Dia do Bibliotecário, celebrado em março, e também dos projetos de educação da sociedade civil do Goethe-Institut. De acordo com Stephan Hoffmann, Diretor do Goethe-Institut Porto Alegre, a consciência crítica da sociedade civil é e será especialmente importante para o Goethe-Institut como instituto cultural: “Apenas com ela é possível um discurso em igualdade de condições entre as diferentes áreas da sociedade e entre os diferentes países, que pode servir a todos os seus participantes para novos conhecimentos e aprendizagem mútua”.


Na aula aberta de terça-feira, 30/3, as pesquisadoras Taís Seibt e Marília Gehrke vão detalhar o conteúdo e tirar dúvidas de quem tiver interesse no material.

Postar ou Não? Guia para entender e combater a desinformação O que: Site e e-book para incentivar a leitura crítica de conteúdos digitais por educadores e adolescentes

Quando: Lançamento na terça-feira, 30/3, às 18h, no YouTube do Goethe-Institut Porto Alegre

Produção: Taís Seibt (coordenadora e editora), Marília Gehrke (redatora e editora), Lucas Reino (coordenação online) e Felipe Borin (design)

Realização: Goethe-Institut Porto Alegre e Afonte Jornalismo de Dados, com apoio do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)


Mais informações: Rossana Silva (51) 98472-9151​

Últimas Notícias

bottom of page