O que é arte contemporânea e como podemos definir hoje?
- 30 de nov. de 2017
- 4 min de leitura

A arte contemporânea é, na maioria dos casos, definida como a arte que tem sido e continua a ser criada durante a nossa vida. Parece muito simples, né? Bem, se esse fosse o caso, como podemos explicar que nenhuma outra definição artística, nenhuma outra categoria artística de gêneros é tão confusa e, ao mesmo tempo, direta como arte contemporânea? O termo exige respeito desde o início e sua primeira palavra, contemporânea, quase parece sugerir que você deve saber o que é sem ter que perguntar. Deus não permita que você tenha feito, porque talvez você não seja considerado como alguém que esteja em contato com o que está acontecendo. Bem, Widewalls não tem medo de perguntar, o que é arte contemporânea e como podemos defini-lo hoje?
A arte moderna
Na língua inglesa, "moderno" e "contemporâneo" são sinônimos. Infelizmente, no mundo da arte, esses dois termos descrevem dois tempos diferentes de criação e duas abordagens diferentes para a arte e a funcionalidade da arte e, na maioria das vezes, criam a maior confusão. Para a compreensão da categoria Arte Contemporânea, devemos primeiro entender a diferença entre os dois.
O termo Arte Moderna geralmente é associado à arte feita durante o período que se estende aproximadamente entre as décadas de 1860 e 1970. A arte feita durante este período celebrou a experimentação e colocou as tradições do passado de lado. Experimentando com diferentes materiais e maneiras de ver a arte, a funcionalidade da arte desenvolvida com o afastamento da narrativa, característica das artes tradicionais, para a abstração. Esta nova liberdade e forma revolucionária de confiar nas visões internas e na expressão de tais visões marca a maior influência da arte moderna. Isso refletiu não apenas o movimento para a não figuração, mas também influenciou a abordagem da vida real, questões sociais e imagens da vida moderna.
O corte
Para muitos, o período de corte, ou o fim da Arte Moderna é marcado no ano de 1970 e com o nascimento do termo Postmoderno. No final do século 20, com o desenvolvimento da tecnologia, vemos o surgimento do Video Art e Performance Art, ao lado da experimentação e apropriação de múltiplas disciplinas e fontes. Ao mesmo tempo, também vemos o surgimento da pesquisa teórica e filosófica sobre o termo pós-moderno e o domínio do presente, onde o foco está no que temos diante de nós, e é isso que exige o conhecimento nas últimas tendências . Agora, este é o momento em que tudo começa a se acumular e formar esta arte contemporânea eclética e diversificada.
Influenciado pelas ideias pós-modernas de que tudo está fragmentado e, ao mesmo tempo, uma entidade por sua própria iniciativa, questionando todas as definições, cria o espírito governante por trás da categoria Arte Contemporânea. Com a sua diversidade e a natureza desafiadora, a Arte Contemporânea oferece obras com uma combinação dinâmica de materiais, métodos, conceitos e assuntos que desafiam a definição tradicional e fácil de usar. Os artistas exploram ideias, conceitos, perguntas e práticas do passado com o objetivo de compreender o presente e imaginar o futuro. É devido à diversidade dessas abordagens que a arte contemporânea é muitas vezes vista como sem um princípio, ideologia ou rótulo organizado uniforme e às vezes tão direto que o público fica perguntado se eles estão perdendo alguma coisa.
O que é um assunto de arte contemporânea?
Já foi a ideia de que o Artista é o único autor do trabalho. Com o desenvolvimento da Arte Contemporânea, o público tornou-se uma peça integral na criação do significado e reflexão das obras criadas. O processo torna-se importante e a variedade de abordagens diferentes ajuda a criar diferentes categorias dentro de uma categoria. Esta fuga longe da definição dominante apenas fortalece o espírito pós-moderno. Em comparação com um dos movimentos dominantes e influentes da arte moderna, o expressionismo abstrato, a arte contemporânea parece não ter essa ideia e expressão compartilhada, já que o tempo que a arte contemporânea é criada é o tempo das constantes questões, reavaliações e experimentação . Esta experimentação não deixa nada sagrado. Tudo está pronto e tudo pode ser Art. Devido a tudo isso, os assuntos das obras contemporâneas, seguidos pela tendência do momento, criam a própria tendência do momento e sempre tentam expandir as idéias do que é considerado arte em primeiro lugar. Os tópicos de tais obras, na maioria das vezes, refletem as questões acaloradas da sociedade contemporânea com o objetivo de redefinir o mundo e os valores aceitos.
No final
O que devemos fazer agora? Se existe um certo sentimento de que a definição dominante está faltando, e a variedade de abordagens para a arte é infinita, como podemos entender a diferença entre arte contemporânea e arte moderna? O que parece ser uma das maiores diferenças entre as duas categorias é nesta - Arte moderna referenciada no passado e com essa referência e apropriação, tentou entender o tempo atual. A arte contemporânea também visa compreender o presente, mas o presente em si agora está mais fragmentado e em forma de mudança. Nessa configuração, as obras produzidas só podem se referir à vastidão da variedade oferecida e, uma vez que a categoria exige que alguém fique atento ao mundo ao seu redor, as questões questionadas são exatamente como o vento. Eles estão lá e eles influenciam como vemos e nos relacionamos com o mundo, mas no próximo minuto, algo novo surge e o foco muda.
Comments