top of page

George Dixon, The Little Chocolate


George Dixon viveu entre 1870 a 1908, foi um boxeador profissional canadense. Ele foi o primeiro campeão de boxe do mundo, com origem negra, em qualquer classe de peso, enquanto também foi o primeiro campeão de boxe de origem canadense. O fundador da revista Ring, Nat Fleischer, classificou Dixon como o nº 1 peso-galo de todos os tempos.

Dixon foi induzido postumamente no Hall da Fama dos Desportos do Canadá em 1955. Ele também foi reconhecido no Ring Magazine Hall of Fame em 1956 e no International Boxing Hall of Fame como um indutor de primeira classe em 1990.

Ele nasceu em Africville, Halifax, Nova Escócia. Conhecido como "Little Chocolate", ele tinha 1,613 m de altura e pesava apenas 39 kg, quando começou a carreira profissional de boxe. Dixon reivindicou o Campeonato Mundial de peso-galo em 10 de maio de 1888 após uma luta contra com Tommy Spider Kelly e logo após o combate Dixon foi oficialmente considerado o campeão depois de nocautear Nunc Wallace da Inglaterra em 18º rounds, dois anos depois em 27 de junho de 1890. Dixon é creditado por desenvolver a maneira de treino “Boxe Sombra”.

No ano seguinte, em 31 de maio de 1891, Dixon venceu Cal McCarthy em 22º rounds e ganhou o título de peso-pena. Enquanto ele ocupava o título, Dixon fez uma turnê que ele chamou de "George Dixon Specialty Co.", que visitou o Canadá e os Estados Unidos. Apareceu no Naylor Opera House em Terre Haute, Indiana, em 8 de novembro de 1894.

Em uma luta fechada, ele perdeu para o campeão britânico de peso-galo, Ben Jordan em 1 de julho de 1898 no Lenox Club de Nova York em uma decisão clássica de vinte e cinco pontos redondos pelo árbitro Charley White. De acordo com o San Francisco Chronicle, "Dixon fez a liderança, mas, ao contrário de muitos daqueles que já conheciam o pequeno lutador negro, Jordan passou por ele se manteve em cima o tempo todo". A luta foi muito acirrada e muitos acreditavam que um empate teria sido uma decisão melhor. Jordan estava com as mãos e os joelhos machucados, por via de golpes rápidos de Dixon. A luta terminou com uma onda de golpes de Dixon, mas o árbitro não sentiu adequado para lhe dar a decisão. A história realmente mostra que Dixon tinha a vantagem na luta, mas ele perdeu essa. O Los Angeles Times também concordou que a luta estava empatada e que "ambos os homens lutaram bem e havia pouco para escolher entre eles".

Em 11 de novembro de 1898, ele derrotou decisivamente Dave Sullivan em uma luta pelo título de peso-galo mundial que resultou em uma desqualificação no 10º round np Lenox Club da cidade de Nova York. Sullivan tinha mantido o título apenas quarenta e seis dias. No momento da luta, as apostas favoreceram Dixon. Para nove rodadas na frente de oito mil espectadores, Dixon teve a vantagem. Na rodada final, o irmão de Sullivan, Jack, entrou no ringue duas vezes para falar com Jimmy Coville, o árbitro, sobre o tempo restante na rodada, o que acabou por causar o fim da luta, com frustração e a infrações de Jack. Sullivan, ele certamente tenha perdido a luta.

Alguns anos depois, em 1901, ele perdeu seu título em uma decisão de 15º rounds para Abe Attell em 28 de outubro. Naquela época, ele se mudou para Boston, onde manteve uma família e como era um destino para outros imigrantes de Africville. Ele continuou a viver lá. Dixon morreu em Nova York em 1908. Ele era pobre e não tinha lugar para viver. Parte de suas contas do hospital para a doença que teve em sua vida foi paga por um torneio de caridade de boxe, que aconteceu em 23 de janeiro de 1908 no Bower's Minery Theatre, em Nova York. Ele está enterrado no Mount Hope Cemetery em Boston, Massachusetts. Um centro de recreação no centro de Halifax recebe o nome de ele.


(texto traduzido e editado)

Últimas Notícias

bottom of page