Último trecho de rua do Campo Comprido dá adeus ao saibro, à poeira e aos buracos
- admjornale
- há 12 minutos
- 2 min de leitura
07/05/2025

A Rua Natálio Scuissiato, no bairro Campo Comprido, recebeu obras de pavimentação e drenagem em um trecho de 260 metros, entre as ruas Nova América e Pedro Biernaski. Os trabalhos foram concluídos pela Prefeitura de Curitiba no último mês, cobrindo com asfalto o último trecho da via que ainda era em saibro.
O cenário que antes era de chão batido, buracos e lama agora dá espaço para o asfalto e toda a infraestrutura para a rua não alagar, com implantação de galerias de água pluvial, bocas de lobo e meio-fio.
“A gente não gostava muito de passar por ela. Agora revitalizaram e está ficando melhor a região. Antes, quando ainda era de chão batido, tinha muita incidência de roubo, mas com o asfalto melhorou”, comenta o contador Paulo Geraldo, de 56 anos, que mora próximo ao cruzamento das ruas Pedro Biernaski e Natálio Scuissiato.
Morador há 20 anos da região, ele contou que houve uma melhoria considerável devido às obras.
As melhorias ocorreram no trecho entre as ruas Nova América e Pedro Biernaski. A rua está entre as 29 vias que eram de saibro e foram asfaltadas pela Prefeitura nos últimos quatro meses.
A rua fica em uma área de pequenas chácaras, ainda sem residências na extensão pavimentada, no entanto, tem grande movimento de carros, serve como importante ligação para quem vive e circula na região. Requalificada, passa a ser mais uma opção de ligação no Campo Comprido para chegar ao Pequeno Cotolengo e região do entorno.
100% pavimentada
O novo trecho de asfalto da rua, que é interrompida no meio por uma estação da Sanepar, faz com que ela tenha sua totalidade pavimentada. Além disso, os moradores e usuários de linhas de ônibus que passam pela região, como a linha 828 – Campo Comprido/Capão Raso e 778 – Cotolengo, não precisarão mais enfrentar a poeira que era gerada pelo movimento de carros.
A rua fica em uma área inclinada, que dificultava a situação em dias de chuva. Com o sistema de drenagem que inclui as galerias de água pluvial e bocas de lobo, a água agora tem vazão sem prejudicar a rua e sem formar pontos de alagamento.
Toda a infraestrutura foi melhorada. A vegetação que invadia a rua foi substituída com a plantação de grama, além de sinalização vertical e horizontal. As obras de pavimentação e de implantação do sistema de drenagem foram realizadas sob a coordenação da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), a partir do plano e recuperação da malha viária da cidade.
Foto: José Fernando Ogura/SECOM