top of page

Pista de BMX do Parque dos Peladeiros entra em fase final de obras

Os trabalhos têm previsão de conclusão para o mês de agosto, de acordo com informações da Secretaria do Meio Ambiente.

Foto: Ricardo Marajó / SMCS

O Parque dos Peladeiros, na Regional Cajuru, está cada vez mais próximo de se tornar um grande e completo complexo esportivo para a população de Curitiba. A Pista Municipal de BMX Supercross de Curitiba (bicicross), em fase final de obras, foi vistoriada nesta quinta-feira (2/7) pelo prefeito Rafael Greca.


“Logo os piás vão poder se lançar de bicicleta dessas rampas e por todos estes obstáculos”, destacou o prefeito, ao lado dos secretários do Meio Ambiente, Marilza Oliveira Dias e do Esporte, Lazer e Juventude, Emílio Trautwein.


Os trabalhos têm previsão de conclusão para o mês de agosto, de acordo com informações da Secretaria do Meio Ambiente. A estrutura, com especificações olímpicas, é uma das poucas no país com condições de receber competições oficiais. A pista tem padrão internacional.


São duas rampas para largadas das categorias Challenge (5 metros de altura) e Championship (8 metros de altura) e 390 metros de obstáculos para as competições.


Participaram da visita, o superintendente de Obras e Serviços da Secretaria do Meio Ambiente, Reinaldo Pilotto; o diretor de Parques e Praças, Jean Brasil; e o professor de Educação Física da Smelj Juliano Passoni, árbitro nacional de BMX.


Novos atletas

Ainda não há previsão de liberação dos espaços públicos em razão da pandemia do novo coronavírus, mas a ideia é que futuramente a pista incentive a prática do esporte na cidade e, por consequência, forme novos atletas. “Curitiba já tem campeões da modalidade”, ressaltou o secretário Trautwein.


Haverá um professor da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude para orientar os jovens e crianças interessados em iniciar a prática.


Referência esportiva

Desde 2017, o Parque dos Peladeiros vem recebendo benfeitorias feitas pela Prefeitura, que tornou o local um centro de formação esportiva especializada, além de espaço de lazer e atividade física para a população.


O local também abriga o estádio municipal de beisebol, que também recebeu melhorias da Secretaria do Meio Ambiente.


Desde 2018, o Peladeiros conta com Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) Nelson Comel, que colocou no parque uma quadra poliesportiva coberta e pista de atletismo. Ali são ofertadas aulas gratuitas de iniciação e treinamento esportivo de futsal, basquete, vôlei, judô, esgrima, handebol, taekwondo, corrida, floorball, ginástica e aulas de ritmos.


Com a interrupção das atividades por causa do novo coronavírus, o CIE está recebendo uma readequação para a construção do alojamento dos atletas.


O Parque dos Peladeiros também tem campos de futebol, canchas de voleibol, academia ao ar livre, pista de skate, área de treinamento de atletismo.


Entre as melhorias em andamento estão a implantação de uma pista de caminhada com 1,7 mil metros de extensão, pedido dos moradores por meio das audiências do Fala Curitiba.

Últimas Notícias

bottom of page