top of page

Cuidados essenciais ao sair e chegar em casa em tempos de coronavírus

Especialista do Frischmann Aisengart orienta sobre algumas medidas de prevenção que ajudam a evitar a contaminação e a disseminação do Covid-19; celular é um dos itens que merece atenção especial.

Crédito: Freepik

Curitiba, abril de 2020 - De acordo com o boletim da COVID-19 do Sesa (Secretaria da Saúde do Paraná) divulgado ontem, 6, o Paraná registrou 466 casos do novo Coronavírus, com 14 óbitos no Estado. Curitiba registou 175 novos casos e 3 óbitos. O aumento de número de casos em todo o País impõe uma mudança na rotina da população.

Myrna Campagnoli, diretora médica do Laboratório Frischmann Aisengart, que integra a Dasa, líder em medicina diagnóstica na América Latina, explica que por ser um vírus respiratório de fácil contágio é preciso tomar diversos cuidados ligados à higiene e limpeza, especialmente quando ocorrer deslocamentos em ambientes externos. “É extremamente importante lembrar que, além do distanciamento social, de evitar tocar os olhos, o nariz e a boca, é preciso higienizar as mãos com água e sabão ou utilizar álcool gel 70% com frequência”, afirma.

Segundo a médica, é importante manter atenção redobrada com as roupas e calçados, caso seja necessário sair. “Ao retornar, é ideal retirá-los antes de entrar em casa. Caso haja necessidade de levá-los para dentro, é recomendável utilizar um pano com água sanitária ou álcool 70% líquido para fazer a limpeza”, orienta.

Casa limpa A prevenção ao COVID-19 também passa pela limpeza das residências. É recomendado limpar maçanetas, interruptores, controle remoto e qualquer objeto que, porventura, tenha sido tocado antes de lavar as mãos com água e sabão. “Nos pisos podem ser utilizados desinfetantes comuns ou água sanitária, respeitando as instruções de diluições presentes nas embalagens”, explica a médica.

Recentemente, o Ministério da Saúde (MS) mudou a orientação com relação às máscaras, orientando que as pessoas que fazem deslocamentos externos devem utilizá-las, já que isso é uma barreira mecânica que protege de gotículas ao falar, tossir ou espirrar. No site do MS há instruções de como fazer as máscaras com tecidos que se tem em casa, portanto de baixo custo. “A máscara de tecido contribui na diminuição da disseminação do vírus por indivíduos assintomáticos ou pré-sintomáticos. Ou seja, as pessoas que não sabem que podem transmitir o vírus”, esclarece Myrna. As máscaras cirúrgicas e a N95 são exclusivas dos profissionais de saúde, portanto, não devem ser

utilizadas pela população em geral.


Limpeza do celular Neste cenário de limpeza e cuidados, o celular é o foco principal e merece especial atenção. As pessoas costumam carregá-lo para todos os lugares e repousá-lo em diversas superfícies, tornando-o um potencial transportador do vírus. “Não adianta lavar as mãos e voltar a pegar no celular sem higienização correta. E a limpeza é muito simples e deve ser feita diariamente com álcool em concentração 70% ”, explica a médica.


Profissionais de saúde Os profissionais que atuam na área de saúde devem ficar atento às roupas utilizadas durante sua atividade, já que elas podem estar contaminadas. “Ao chegarem em casa, a recomendação é realizar a retirada da roupa colocando-a em um saco para ser lavada. O ideal é ir direto tomar um banho para eliminar as gotículas que podem ter se infiltrado no corpo durante o período que esteve em contato com pessoas possivelmente infectadas”, orienta Myrna Campagnoli.


Sobre o FRISCHMANN AISENGART

Há 75 anos o Frischmann Aisengart oferece o que há de mais moderno em medicina diagnóstica, atuando com exames de análises clínicas, provas hormonais, exames genéticos, entre outros, além da aplicação de vacinas. Com mais de 40 unidades no Paraná, oferece diferenciais aos seus pacientes como o serviço de Coleta Domiciliar, agendamento on-line, pediatria com a turma do Scooby-Doo, entre outros. O laboratório Frischmann Aisengart integra a Dasa, líder brasileira em medicina diagnóstica e maior empresa do setor na América Latina, rede que processa 250 milhões de exames por ano, atendendo mais de 20 milhões de pessoas em todo o país, com um portfólio de mais 2.500 tipos diferentes de exames.

Últimas Notícias

bottom of page