top of page

Saiba mais sobre a pneumonia atípica que fez com que Elton John interrompesse show

O cantor Elton John precisou terminar uma apresentação na Nova Zelândia antes do previsto após perder a voz devido a uma pneumonia atípica.

Reprodução: Instagram

Mas, afinal, o que é a doença? Segundo o médico intensivista do Hospital São Vicente, Dr. Marcos Juliano Tassi, a pneumonia atípica é uma infecção pulmonar causada por germes e bactérias menos comuns que as pneumonias normais.


“Normalmente é disseminada por gotículas, da saliva do paciente, comum em pessoas que trabalham em grandes aglomerações. Ela tem cura e, quase sempre, o quadro é mais tranquilo, tratado em casa com repouso e antibióticos adequados, podendo durar até três semanas. Em pacientes idosos, diabéticos ou com imunodeficiência, pode evoluir para insuficiência respiratória, necessitando internação hospitalar”, explica.


Os sintomas mais comuns são febre mais baixa - até 38ºC, tosse seca, mas com bastante falta de ar e dores no peito, na garganta, nas articulações e nos músculos. A pessoa também fica muito cansada e pode ter diarreia, otite e conjuntivite.


“Os sintomas podem levar de 3 a 10 dias para aparecer depois do contato com infectados. Após o diagnóstico, é recomendado evitar alterações bruscas de temperatura, beber bastante líquido para facilitar a expectoração e ficar em casa, evitando a progressão da transmissão da doença”, complementa Dr. Marcos Juliano.


Sobre o Hospital São Vicente-Funef


Fundado em 1939, o Hospital São Vicente tem ampla atuação no transplante de fígado e rim, e nas áreas de Oncologia e Cirurgia. De alta complexidade, atende diversas especialidades clínicas e cirúrgicas, sempre com foco na qualidade e no tratamento humanizado. Desde 2002, a instituição é gerida pela Fundação de Estudos das Doenças do Fígado Kotoulas Ribeiro (FUNEF).


Sua estrutura conta com Pronto Atendimento, Centro Médico, Centro Cirúrgico, Exames, UTI, Unidades de Internação e Centro de Especialidades. O programa de Residência Médica credenciado pelo MEC nas especialidades de Cirurgia Geral, Cirurgia Digestiva, Cancerologia Cirúrgica e Radiologia.


Mais informações: www.saovicentecuritiba.com.br


Acompanhe nossa página no Facebook: www.facebook.com/hospitalsaovicentecuritiba


Hospital São Vicente – Funef

Rua Vicente Machado, 401 – Centro – Curitiba/PR

(41) 3111-3000

Últimas Notícias

bottom of page