top of page

Como posicionar sua marca trabalhando campanhas em Mídias sociais

Marketing através das mídias sociais tem tudo a ver com engajamento

No mundo atual dos negócios, em ritmo acelerado e competitivo, talvez você precise se perguntar como gerente de marketing digital - “sua marca ou empresa está alcançando as pessoas certas nas plataformas certas?


Essas pessoas estão obtendo valor com sua estratégia de marketing? Eles estão finalmente se tornando clientes fiéis ou embaixadores oficiais da marca? ”


Como gerente de marketing ou proprietário da empresa, não há dúvida de que você tem alguma ideia do esforço necessário para manter uma presença sólida em diferentes plataformas de mídia social.


O marketing através das mídias sociais tem tudo a ver com engajamento e se o seu conteúdo gera ou não uma perspectiva potencial de inscrição no seu funil de vendas ou na compra do produto.


Criar burburinhos e conversas entre o seu público significa que você é capaz de despertar a curiosidade deles.


Se essas pessoas compram, usam e compartilham suas experiências sobre seu produto ou serviço, foi um engajamento significativo e um bom ROI para seus negócios.


Se você não está atingindo seus objetivos com sua estratégia de marketing social, pode haver algumas coisas que você precisa analisar e refazer.


Você está segmentando as pessoas certas para seu produto ou marca?


Como você posiciona sua marca ou empresa em diferentes plataformas de mídia social?


Você está atingindo a demografia certa em relação à sua campanha de marketing?


Vejamos algumas estatísticas de mídia social de uma nova pesquisa realizada pela empresa norte americana Pew Research Center.


Embora há algumas diferenças de comportamentos entre o Brasil e os Estados Unidos, mas o direcionamento é muito semelhante.


Selecionamos os principais tópicos da pesquisa - use-os para informar suas estratégias de marketing nas mídias sociais.


Estatísticas sobre o uso de mídias sociais em 2018 (Não mudou muito de lá para cá).


As plataformas favoritas dos adultos americanos são o Facebook (68%) e o YouTube (73%). ¾ dos usuários adultos do Facebook nos EUA visitam sua conta diariamente.


Os americanos mais jovens, com idades entre 18 e 24 anos, usam uma variedade de plataformas e frequentemente os usam para interagir com outras pessoas na faixa etária.


78% desses jovens usam o Snapchat e 71% da faixa etária visita o site várias vezes ao dia. Além disso, 71% dessa faixa etária usa Instagram e 45% usam twitter.


94% nessa faixa etária acessam o YouTube - provando ser uma plataforma social de destaque neste estudo. A maioria dos americanos usa o Facebook e o YouTube.


Com exceção das pessoas pesquisadas com 65 anos ou mais, a pesquisa mostra que o Facebook é a plataforma de mídia social preferida dos americanos em uma ampla gama de grupos demográficos.


Embora o Facebook tenha uma forte posição para os usuários americanos de mídia social, existem certos subconjuntos que criaram suas próprias estatísticas exclusivas no uso de mídia social. Alguns exemplos incluem:


  • O Pinterest atrai mais as mulheres, com 41% dizendo que usam o site em comparação com apenas 16% dos homens.

  • O LinkedIn é usado principalmente por graduados, graduados e com alta renda.

  • O WhatsApp é mais popular na América Latina e para 49% dos hispânicos americanos nos EUA.


Os resultados da pesquisa também mostram que muitos americanos têm várias contas de mídia social e as acessam regularmente.


A maioria dos entrevistados usa três das plataformas populares de mídia social na lista. Dados demográficos mais jovens (de 18 a 29 anos) usam a maioria das plataformas de todas as outras faixas etárias.


A sobreposição no uso da plataforma social pode ser um fator importante para o marketing de mídia social.


Por exemplo, 95% dos usuários do Instagram acessam o YouTube regularmente e 91% deles usam o Facebook.


Com esses números, agora você poderá aproveitar sua estratégia de marketing de mídia social e posicionar efetivamente sua marca ou empresa na (s) plataforma (s) social (is) com mais usuários e chances de envolvimento.


Posicionamento da marca definido


O posicionamento da marca é definido como você deseja que sua empresa ou marca seja percebida aos olhos de seus stakeholders, o valor que você atribui a seus clientes, identificando seu principal objetivo e as necessidades específicas que sua marca ou empresa pode atender.


O posicionamento eficaz da marca em várias plataformas de mídia social, durante o processo de criação do site ou em qualquer outro tipo de comunicação offline é o que diferencia os negócios de sucesso dos concorrentes.


Posicionando sua marca nas mídias sociais


Com as estatísticas descritas acima, agora você terá uma ideia de quais plataformas de mídia social você pode aproveitar para o seu negócio.


Para alcançar um bom posicionamento da marca nas mídias sociais, você precisa:


# 1 Use as plataformas de mídia social que seu mercado-alvo usa


Este é um conhecimento básico de marketing.


Vá para uma plataforma de mídia social onde seu produto ou serviço será apreciado e onde poderá ser útil para o maior número possível de pessoas.


Você não deseja promover bifes premium em uma conta de mídia social vegana ou promover o estilo de vida vegano para agrupar a página de amantes de churrasco hardcore.


Se seu mercado-alvo for adulto jovem, por exemplo, acesse o Facebook, Instagram e Snapchat.


Se seu destino for adulto, o Facebook e o YouTube são seus canais. Se você deseja criar sua rede profissional e contatos de trabalho, o LinkedIn é o lugar para você.


Se você gosta de artesanato, design de casa, receitas e outros projetos de melhoria de casa, o Pinterest é uma das suas plataformas.


Lembre-se de se posicionar em uma conta de mídia social onde você pode criar o máximo de envolvimento para seu tipo de conteúdo.


# 2 Promova sua marca nas contas de mídia social que você pode gerenciar de fato


Você quer ter uma presença sólida nas mídias sociais.


Para fazer isso, você poderá fornecer conteúdo útil e relevante de maneira oportuna e regular.


Fazer isso para apenas uma plataforma leva tempo e esforço.


Portanto, é lógico ter algumas contas de mídia social que você possa gerenciar adequadamente do que ter contas em todas as plataformas de mídia social, onde sua atenção está dividida e não está focada na promoção de cada canal individual.


# 3 Fornecer valor e conteúdo


Hoje, os usuários de mídia social desejam obter valor das marcas, obtendo conteúdo relevante, útil e educacional que eles podem salvar e compartilhar com outras pessoas.


Saber o que é importante e apropriado para o seu público-alvo criará engajamento e reconhecimento da marca.


Seu conteúdo também deve ser personalizado e, ao mesmo tempo, ter uma sensação uniforme nos canais de mídia social para o posicionamento da sua marca.


O conteúdo carregado deve ser informativo e divertido.


Se o seu mercado-alvo achar seu conteúdo valioso, informativo e educacional, ele não hesitará em compartilhá-lo nas contas de mídia social, o que pode dar à sua marca um alcance mais amplo.


# 4 Aja da maneira que seu mercado-alvo espera


Sua marca deve entender seu nicho de destino nas diferentes plataformas de mídia social. Conheça os termos e jargões comuns que seus clientes usam.


Se o seu mercado-alvo for adulto jovem, conheça pelo menos as palavras que eles usam ou, possivelmente, as tendências mais recentes sobre o seu produto.


O posicionamento eficaz nas mídias sociais deve apoiar e reforçar a imagem da marca que você deseja promover.


Toda comunicação que você tiver com seu mercado-alvo terá um grande impacto na percepção da sua marca; portanto, cada postagem, compartilhamento ou resposta em suas contas de mídia social deve fornecer valor e engajamento para o seu público.


* A pesquisa é baseada em entrevistas por telefone, realizadas em uma amostra de 2.002 adultos, com 18 anos ou mais.

Últimas Notícias

bottom of page