Presidente Bolsonaro e Bjarke Ingels se reúnem para tratar de projetos turísticos no País | Notícias | Curitiba | Jornale

Presidente Bolsonaro e Bjarke Ingels se reúnem para tratar de projetos turísticos no País

15/01/2020

Convite do ministro do Turismo teve como objetivo atrair novos investimentos estrangeiros ao mercado de viagens brasileiro

O presidente da República, Jair Bolsonaro, recebeu nesta terça-feira (14) o dinamarquês Bjarke Ingels - considerado o arquiteto mais importante da atualidade -, e uma comitiva do grupo Be-Nômade, que planeja investir em turismo sustentável no Brasil. O encontro foi possível após um convite feito pelo ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, durante missão oficial em 2019 na Espanha, onde tratou, ainda, do início da operação da empresa Globalia na aviação brasileira.

A reunião desta terça no Palácio do Planalto encerrou a intensa programação do grupo, que desembarcou no país na sexta-feira (10). Desde o último final de semana, os empresários, acompanhados de Marcelo Álvaro e do secretário-executivo do MTur, Daniel Nepomuceno, realizaram visitas à localidades da Rota das Emoções, roteiro que compreende os estados do Ceará, Piauí e Maranhão. Os atrativos percorridos incluíram os parques nacionais de Jericoacoara (CE) e dos Lençóis Maranhenses, bem como o Delta do Parnaíba (PI).

 

O ministro Marcelo Álvaro comemorou a chance de expor oportunidades aos empresários e manifestou otimismo quanto à possível atuação do grupo no país. “O encontro com o presidente foi extremamente produtivo, e fico feliz em poder trazer esses investidores para conhecerem todo nosso potencial. Caso se confirme esse interesse, contaremos com um empreendimento que mudará a cara do turismo no Brasil e impulsionará o desenvolvimento nas regiões onde ele estiver presente”, comentou o ministro.

 

Durante os quatro dias no país, os investidores tiveram reuniões com o ministro Marcelo Álvaro e outros representantes do governo federal, como dos ministérios da Economia e do Meio Ambiente, além da Casa Civil da Presidência da República, do BNDES e do Banco do Brasil. A pauta girou em torno do potencial turístico do Brasil, onde o grupo estuda a possibilidade de desenvolver projetos que ajudarão a impulsionar o setor de viagens.

 

O grupo Be-Nômade foi responsável, por exemplo, pela consolidação de Tulum, na Riviera Maya, no México, como destino sustentável. Já Bjarke Ingels tem entre os seus atuais projetos a implantação de duas cidades do futuro: uma nas Ilhas Fuji (Japão) e outra na Arábia Saudita. Os trabalhos do dinamarquês incluem ainda a construção de uma das novas Torres Gêmeas de Nova Iorque e das novas sedes do Google na Califórnia e em Londres.

 

PLANEJAMENTO - A passagem do ministro Marcelo Álvaro pela Rota das Emoções integra um cronograma de visitas técnicas a grandes ícones do turismo nacional, como Angra dos Reis (RJ), o Jalapão (TO) e a Serra da Capivara (PI). Nas ocasiões, representantes do MTur ouvem demandas de gestores do setor e identificam gargalos à expansão do segmento, cuja superação é o alvo de planos de desenvolvimento.

 

Foto: Presidente Bolsonaro, o arquiteto Bjarke Ingels e o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio. Crédito: Marcos Correa/PR

Fonte: MTur

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Destaques JORNALE
Please reload

Site de Notícias Online de Curitiba

Siga Jornale