top of page

HC pode perder quase 700 funcionários até novembro

Empregados trabalham terceirizados desde 2002




Com o encerramento de um acordo firmado em 2014, cerca de 680 funcionários podem ser demitidos do Hospital de Clínicas (HC) até o próximo dia 24 de novembro. Os contratados são ligados à Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar) e, desde 2002, alvos de questionamento por uma ação civil pública, uma vez que foram selecionados sem concurso público.


Diante de um longo processo judicial, que ganhou ainda mais questionamentos após a implantação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o acordo foi firmado entre Universidade Federal do Paraná (UFPR), Funpar, e Ministério Público do Trabalho (MPT-PR). Além de estabelecer esse prazo de cinco anos, o acordo passou a regular as novas contratações por meio da Ebserh.


Membro da comissão de negociação dos trabalhadores junto ao hospital, Carlos Monteiro da Silva, explica que centenas de pessoas estão em fase de pré-aposentadoria e podem não conseguir readequação no mercado de trabalho. “Vamos tentar com o MPT-PR a ampliação desse prazo, já que essas pessoas terão muita dificuldade em conseguir outro emprego nesse momento de vida”, diz.


Em nota, a direção do HC disse que “neste momento serão demitidos 36 trabalhadores fundacionais: doze voluntários e os demais aposentados em cargos extintos e com mais de 63 anos”. O hospital garantiu, porém, que “que seus serviços não deverão ser afetados”.

Últimas Notícias

bottom of page