top of page

Stephan Hoffmann é o novo Diretor do Goethe-Institut Porto Alegre

Com uma trajetória extensa no Goethe-Institut, Stephann Hoffmann assumiu dia 1º de outubro a Direção do Goethe-Institut Porto Alegre.

A capital gaúcha é a terceira grande cidade brasileira pela qual passa o Hoffmann, casado e pai de dois filhos, que já foi Diretor de Ensino no Goethe-Institut de Salvador e também do Rio de Janeiro.


Em casa no mundo lusófono, Stephan Hoffmann passou também pelo Goethe-Institut de Lisboa, onde foi Diretor de Ensino até setembro deste ano. Natural de Frankfurt am Main (Alemanha), Hoffmann acumula mais de 25 anos dedicados ao Goethe-Institut. Tanto dentro quanto fora da instituição, percorreu novos caminhos para a propagação da língua alemã, seja através de projetos pioneiros ou da consolidação de novas parcerias.


“Mais do que uma ferramenta, a língua é uma parte da cultura”, afirma Hoffmann. O novo Diretor do Goethe-Institut Porto Alegre defende o papel fundamental da língua para promoção do trabalho conjunto entre nações: “A cooperação internacional é cada vez mais importante e, para isso, a língua e a cultutra são fundamentais.”


Trajetória


Formado em Direito pela Johann Wolfgang Goethe-Universität de Frankfurt am Main e licenciado no Ensino de Língua Alemã pelo Goethe-Institut, Stephan Hoffmann iniciou sua trajetória no Goethe-Institut em 1992. Após trabalhar como professor de alemão e consultor jurídico no Goethe-Institut, veio ao Brasil pela primeira vez em 1999, quando quando assumiu o cargo de Diretor de Ensino e Cooperação Pedagógica para Língua Alemã em Salvador. Ficou na capital bahiana por cinco anos, seguindo depois para o Rio de Janeiro, onde permaneceu até 2008 também como Diretor de Ensino e Vice-Diretor do Instituto.


Após o longo período no Brasil, Stephan Hoffmann foi Diretor do Goethe-Institut Göttingen (Alemanha), voltando posteriormente ao mundo lusófono em 2014, quando assumiu a Direção de Ensino e a Vice-Direção do Instituto Goethe em Lisboa, onde ficou até setembro de 2019.


Durante o período em que esteve em Lisboa, Stephan Hoffmann presidiu a EUNIC Portugal, uma rede constituída pelos institutos nacionais de cultura e pelas Embaixadas da União Europeia em Portugal, que tem por objetivo promover a cooperação cultural, dentro e fora da UE. Com representantes de 14 países europeus, a EUNIC Portugal organiza anualmente eventos representativos, como o Dia Europeu das Línguas, a Noite da Literatura Europeia, entre muitos outros.

Últimas Notícias

bottom of page