Paraná se torna polo do setor de tecnologia | Notícias do Brasil e do Mundo Hoje | Curitiba | Jornale

Paraná se torna polo do setor de tecnologia

28/09/2019

Estado apresenta aumento significativo no número de startups e empresas de inovação

 

 

O Paraná é um dos estados que mais concentra empresas e startups de tecnologia e inovação no Brasil, sendo considerado referência no setor. De acordo com ranking da Open Startups que analisa as startups mais atraentes para o mercado corporativo, houve um crescimento de empresas voltadas a tecnologia sediadas no Paraná.

 

Segundo o CEO da Nexcore Tecnologia, Ricardo Zanlorenzi, “há um notável movimento de descentralização das regiões consideradas anteriormente os grandes centros econômicos. Muitas empresas, em especial no segmento da tecnologia, estão buscando seu espaço no Sul do país por diferentes razões, como por exemplo, qualidade de vida, profissionais qualificados, incentivo fiscal, investimento de órgãos estaduais no setor e em alguns casos a influência de campus universitários com áreas voltadas a pesquisa e inovação”, comenta Zanlorenzi. “Isso pode ser visto também em outras partes da região Sul, como em Santa Catarina”, completa o executivo.

 

O Paraná é considerado um estado próspero para o desenvolvimento de inovações, principalmente pelas renomadas universidades estaduais, federais e grandes institutos de pesquisa pública e privada. Apenas em Curitiba, somam-se quatro grande iniciativas, entre elas o Parque de Software, o Tecnoparque da PUC-PR, o Tecpar e o Parque Tecnológico do Vale do Pinhão, empreendimento que destaca-se com incentivos fiscais para empresas de tecnologia que promovem P&D (Pesquisa e Desenvolvimento). Iniciativas como essas estão em crescimento contínuo no Estado.

 

Esta migração das empresas para o Paraná não coloca em risco o relacionamento com clientes ou parceiros de negócios que podem estar alocados em outros estados. “Em se tratando de tecnologia, muitas interações como reuniões e vídeo conferências podem ser feitas online, em tempo real, fazendo com que a localização não seja um problema. Pelo contrário, essa interação proporciona inclusive um desenvolvimento das comunidades e geração de empregos locais”, finaliza Ricardo Zanlorenzi.

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Destaques JORNALE
Please reload

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

              redacao@jornale.com.br

WhatsApp: (41) 8713-4418

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest