Motorista da Cabify lança livro de crônicas | Notícias | Curitiba | Jornale

Motorista da Cabify lança livro de crônicas

12/09/2019

"No Divã com o Taxi Driver" conta histórias de passageiros

 

 

A quantidade de histórias que um motorista de transporte de aplicativo vivencia e ouve no dia a dia poderia render um livro. E foi o que aconteceu com Paulo Maia, motorista parceiro da Cabify, plataforma de mobilidade urbana. Após transportar mais de 11 mil pessoas e percorrer cerca de 150 mil quilômetros em todos os cantos da capital paulista - distância esta que renderia oito viagens de São Paulo a Tóquio - o autor decidiu reunir em uma publicação os principais "causos" da sua rotina com os passageiros que todos os dias embarcam em seu carro. O livro "No Divã do Taxi Driver" será lançado no próximo dia 10 de setembro, na Livraria da Vila, em São Paulo.

 

Na obra, Paulo Maia narra as mais variadas histórias. Por meio das crônicas é possível vivenciar o dia a dia do autor atrás do volante e seu contato com personagens dos perfis mais variados, como uma médica que lhe explica a rotina do transplante de órgãos, um homem com problemas no casamento e uma executiva que todos os dias enfrenta o desafio de conciliar a vida profissional e o cuidado com os filhos. "No Divã do Taxi Driver" também reúne relatos o mercado de aplicativos de mobilidade, relação das mulheres nos papéis da sociedade, entre outras crônicas sobre o dia a dia urbano em uma das principais capitais brasileiras.

 

Em um dos capítulos, o autor narra o momento em que deixou a curiosidade falar mais alto e perguntou para uma senhora, que transportava pela terceira semana seguida do Jardim Bonfiglioli até comunidades do Morumbi, o que ela levava em sua sacola com tanto cuidado. Tamanha foi a surpresa ao descobrir que ela ajudava pessoas com o uso de plantas medicinais, que ela própria plantava, para diminuir dores de cabeça, azia, má digestão e até diarreia - problema recorrente pela falta de saneamento básico na região.

 

"Foi uma visão inesquecível! Estupenda! Inesperada! Parecia mesmo que ali, estavam concentrados os mais diversos e desejados milagres que fortaleciam vidas [...]. Cheguei a ficar com lágrimas nos olhos", relata Paulo Maia em um dos trechos das mais de 168 páginas de histórias.

 

Além do que acontece dentro do carro, o autor tem outras ricas experiências, que já foram tema inclusive de outros livros de sua autoria. Ele, que também é jornalista, já foi dono da rede de pizzaria Mercatto, em São Paulo, e conquistou o título de recordista esportivo em nado, no Canal da Mancha, localizado entre a Grã-Bretanha e a França, em 2007. E as aventuras não param por aí, ele também já atravessou o Estreito de Gibraltar, que separa a Espanha da África. A vida de atleta começou depois de Paulo sofrer um infarto, que o levou a abandonar o cigarro e a vida sedentária. Os desafios da busca por uma vida mais saudável foram relatados em "Diário de um Aquaman", lançado em 2009.

 

Sua mais recente obra, "No Divã do Taxi Driver", também conta com um propósito especial. O livro, que tem a Cabify como apoiadora e realizadora do projeto, terá parte da renda obtida com as vendas destinada ao Instituto Ayrton Senna (IAS), beneficiando as ações realizadas pela instituição em prol da educação no Brasil. Todo o lucro das vendas dos livros será destinado ao autor e para o IAS. Além disso, a publicação é impressa em papel reciclado, reforçando o compromisso da Cabify com o meio ambiente, e terá uma versão digital disponível na plataforma da Amazon.

 

Para Vanessa Souza, gerente de marketing da Cabify, o apoio ao projeto vai ao encontro do propósito da plataforma de fomentar o ecossistema de mobilidade nas cidades e dos objetivos de Responsabilidade Social Corporativa. "Por meio do livro, queremos valorizar todos os motoristas de aplicativo, que estão diariamente nas ruas em contato com diversas pessoas, trocando experiências e histórias. O serviço da Cabify vai muito além de levar o passageiro de um ponto para outro, trata-se de ter respeito por cada ser humano que utiliza nossa plataforma. Além disso, entendemos que, por meio do livro, transportaremos educação e cultura pela cidade. Por isso, nada mais justo revertemos parte do lucro para o Instituto Ayrton Senna, que tem um trabalho fantástico na educação brasileira", conclui Vanessa.

 

Ficha técnica - No Divã do Taxi Driver

 

Autor: Paulo Maia

Número de páginas: 168

Preço sugerido: R$ 39,90

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Destaques JORNALE
Please reload

Site de Notícias Online de Curitiba

Siga Jornale