top of page

Feira de Cursos e Profissões da UFPR recebe 85 mil visitantes

309 escolas conheceram 112 estandes no evento



Um público de 85 mil pessoas visitou a 17ª edição da “UFPR: Cursos e Profissões”, de quinta-feira (22) a domingo (25), no complexo da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em Piraquara, região metropolitana de Curitiba. Durante os quatro dias, 309 escolas de diferentes cidades do Paraná, de Santa Catarina e de São Paulo conheceram 112 estandes de cursos de graduação, projetos, serviços e pró-reitorias da instituição. Além das escolas que fizeram agendamento, o evento recebeu a comunidade em geral neste fim de semana. Expuseram seus trabalhos os campi de Curitiba, Palotina, Pontal do Paraná e Setor Litoral, além da participação da Prefeitura de Piraquara, Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas e Polícia Militar.


A instrumentadora cirúrgica Flávia Barbosa, 37 anos, de Curitiba, levou a filha Ketelyn, 20, para auxiliar na escolha do curso, acompanhada ainda do filho Kauã, sete. “Ela está em dúvida e veio conhecer a fundo o que cada profissão apresenta para o futuro dela. Eu acho importante trazê-la à Feira, que ajuda a abrir a mente e tirar as dúvidas. Quem sabe no futuro ele [o filho] vendo hoje já tem uma base do que vai querer quando for adulto”, comentou Flávia. “Eu gostei da Matemática. Vou chegar na escola segunda[-feira] já sabendo mais ainda”, disse o pequeno Kauã.


Para o pró-reitor de Graduação e Educação Profissional da UFPR, Eduardo Salles de Oliveira Barra, a universidade deve ao público a oportunidade de fazer uma escolha esclarecida, de conhecer os cursos, o percurso formativo, as habilidades e o desempenho profissional no futuro. “A Feira nesse sentido cumpriu integralmente o seu objetivo. Fizemos além do que se esperava, no sentido de máximo empenho para compensar com o nosso esforço pessoal as limitações materiais e da instituição nesse momento. Quero especialmente atribuir esse sucesso aos estudantes de graduação da nossa Universidade, que estiveram presentes nos quatro dias e se empenharam de forma extraordinária”, avalia.


O coordenador geral do evento, Ray Garbelotti, destaca que a Feira auxiliou um grande número de adolescentes e estudantes do Ensino Médio a escolher a carreira e provavelmente ser futuro calouro da Universidade. “Diante da atual conjuntura que a Universidade está inserida, com restrições de verbas e cortes da educação, conseguimos manter a edição da Feira deste ano com a garra e força dos estudantes, coordenadores de curso, equipe de organização e com suporte de algumas entidades internas, como a Agência Experimental de Relações Públicas, a Prattica”, diz.

Últimas Notícias

bottom of page