Casal que viveu na Itália lança livro sobre experiência | Destaques | Jornale | Curitiba

Casal que viveu na Itália lança livro sobre experiência

15/08/2019

"Brasileiros, paixão Itália" será lançado no próximo dia 23, na Biblioteca Pública

 

 

O que leva um casal de sessenta e poucos anos a trocar o seu estilo de vida no Brasil por um ano de uma experiência diferente na Itália? Vontade de mudança? Curiosidade? Sair da rotina do dia a dia? Revisitar a história da sua ancestralidade? Buscar explicações para perguntas sempre feitas e jamais respondidas?

 

No livro relato de viagem “Brasileiros, Paixão Itália!”, que será lançado no próximo dia 23 (sexta-feira), na Biblioteca Pública do Paraná, o casal Carlos Homero Giacomini e Marisa Marini Giacomini apresenta as respostas a essas e muitas outras indagações.

 

Escrito de forma coloquial e divertida, “Brasileiros, paixão Itália!” narra a aventura do casal nesse ano sabático, por um dos países mais bonitos e interessantes do mundo. De acordo com Homero, “o livro também traz reflexões acerca das nossas origens (como ela molda nossa vida, escolhas e personalidade), bem como incentiva a valorização da história e cultura dos nossos antepassados”.

 

Ao todo, o casal morou 361 dias na Itália. Na cidade de Jesi (pronuncia-se Iêsi), Região de Marche (pronuncia-se Márque), Província de Ancona; eles pernoitaram 217 dias e, passeando pelo país, foram outros 144 dias. Homero e Marisa viajaram numa proporção de um dia em viagem para 1,5 dia passado na cidade, e fizeram uma média de 100 quilômetros por dia. Visitaram 174 lugares entre capitais e cidades do interior, povoações e zonas rurais, distribuídos por 69 das 110 Províncias italianas. Dentre esses, eles destacam 90 locais para os quais voltariam sempre e sobre os quais foram feitos registros no livro.

 

Guia de história, gastronomia e viagem

 

O livro como um todo é um festival de história, gastronomia, geografia, dicas de viagem, cultura e beleza, vista através dos olhos de um casal que teve a coragem de sair de sua zona de conforto para não só aprender o italiano e fazer novos amigos, mas para torna-se parte de sua cultura de origem.

 

Um dos pontos altos da viagem, conforme Homero, foram justamente as amizades conquistadas. “A partir delas fomos apresentados em cafés, restaurantes e armazéns; alugamos carro e casa; nos tornamos torcedores do time local de basquete e viajamos em turma para torcer pela squadra; participamos de mutirão de colheita de azeitonas; fizemos maravilhosos passeios em trilhas de montanha; fomos à praia várias vezes em turma; aprendemos grandes segredos da cozinha tradicional e dos produtos típicos das regiões; fomos a diversos espetáculos; comemos comidas de temporada em feiras do interior; estivemos em almoços sob árvores em casas de campanha; pudemos participar dos trabalhos do estúdio de uma artesã; e ir a um baile e tentar dançar com cem italianos executando com perfeição uma coreografia antiga”, relata o autor.

 

Outro destaque de “Brasileiros, paixão Itália!” é o capítulo sobre a preparação da viagem, que de acordo com Marisa pode ser feita de muitas formas. “Há os que que arrumam dinheiro, compram passagens e partem. Já há aqueles que pretendem prever tudo. Talvez uma média disso seja o melhor caminho. Nós somos do tipo músico de jazz, acreditamos que para improvisar bem é preciso ensaiar bastante. Assim, passamos em linhas gerais no livro, o que planejar minimamente”, completa ela.

 

Marisa acrescenta que o casal anotou, minuciosamente, todos os dias, todos os números dos gastos e apresentam no livro dados precisos sobre todos eles, na forma de alguns indicadores simples. “Poderão ser informações muito úteis para quem quer planejar sua viagem”, finaliza.

 

Carlos Homero Giacomini é médico pediatra, e mestre em saúde coletiva. Funcionário público por 35 anos, foi secretário municipal da Prefeitura de Curitiba durante 13 anos. É escritor e membro da Academia Brasileira de Ciências da Administração.

 

Marisa Marini Giacomini foi assistente social da Prefeitura de Curitiba por 30 anos. Trabalhou em projeto de alfabetização de adultos em Moçambique, premiado pela ONU como o melhor do mundo em 2008.

 

SERVIÇO

Lançamento do livro “Brasileiros, paixão Itália”

Data: 23 de agosto de 2019 (sexta-feira)

Horário: das 17h30 às 19h30.

Local: Hall da Biblioteca Pública do Paraná (Rua Cândido Lopes, 133, Centro – Curitiba/PR).

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Destaques JORNALE
Please reload

Site de Notícias Online de Curitiba

Siga Jornale