Benefício fiscal é atrativo para a importação de máquinas usadas | Destaques | Jornale | Curitiba

Benefício fiscal é atrativo para a importação de máquinas usadas

13/08/2019

Workshop promovido pela AHK Paraná, em parceria com a Crowe Consult, pretende apresentar as possibilidades para o segmento de comércio, além das alterações na legislação

Importadores e empresários que desejam aumentar a produtividade com equipamentos de alta tecnologia, a fim de inovar e modernizar as plantas industriais terão a oportunidade de esclarecer suas dúvidas, por meio de um workshop da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK Paraná) em parceria com a Crowe Consult (Consultoria e Auditoria), no dia 22 de agosto (quinta-feira).

 

O evento, que ocorre a partir das 8h30, no Novotel Curitiba Batel, viabilizará aos participantes uma melhor compreensão sobre as formas de investimento e possibilidades ligadas aos benefícios fiscais para a importação de máquinas novas e usadas. 

 

Em outras palavras, conforme explica a instrutora do Grupo Crowe Consult e despachante aduaneira Ana Flavia Pigozzo, que ministrará o workshop da AHK Paraná, a ideia é apresentar as alternativas da combinação entre a importação de produtos usados e o benefício fiscal, que até então era proibido no Brasil.

 

Segundo a instrutora, a redução tributária, isto é, a diminuição do imposto de importação a 0% é o principal ganho. Quanto às alterações na legislação, está a Portaria 309/2019, que prevê a redução da alíquota de importação para bens de capital, bens de informática e telecomunicações, por meio do regime de Ex-Tarifário, ou seja, uma exceção à tarifa aplicada. “Uma máquina que tem alíquota de 14% de imposto de importação passará a 0%”, exemplifica.

 

Ana Flavia ainda revela como viabilizar a atividade: “Para quem quer ingressar nesse segmento de mercado, o primeiro passo é identificar produtos que não tenham similar produzidos em território brasileiro. No caso de máquinas usadas, é necessário fazer uma solicitação ao governo federal e, se não houver similar nacional, será autorizada”, expõe.

 

Mais possibilidades de investimentos ao Brasil

 

A fim de promover a atração de investimentos para o Brasil, no último dia 2 de agosto, portarias das Secretarias de Comércio  Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia zeraram a alíquota do imposto de importação para 281 produtos, sendo 240 máquinas e equipamentos industriais sem produção no Brasil, 20 bens de informática e telecomunicações, além de 21 bens de capital.

 

Principais abordagens (workshop):

- Viabilidade das importações de usados (alterações na legislação);
- Tributos na importação de máquinas e equipamentos;
- Simulação de importação;
- Benefícios fiscais aplicáveis;
- Como funciona o Ex-Tarifário; e
- Modalidades de Drawback.

 

Serviço:

Workshop AHK Paraná - Ex-Tarifário: importação de máquinas usadas com benefícios fiscais

Data: 22 de agosto (quinta-feira)

Horário: 8h30 às 12h30

Local: Novotel Curitiba Batel – Rua Doutor Pedrosa, 288 – Curitiba (PR). O estacionamento é por conta do participante.

Inscrições e informações: (41) 3323-5958 ou ahkparana@ahkbrasil.com

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Destaques JORNALE
Please reload

Site de Notícias Online de Curitiba

Siga Jornale