Dentuça?! Da caricatura dos quadrinhos para a Odontologia | Notícias do Brasil e do Mundo Hoje | Curitiba | Jornale

Dentuça?! Da caricatura dos quadrinhos para a Odontologia

02/08/2019

“Baixinha, gorducha e dentuça”. A personagem Mônica, criada por Mauricio de Sousa, foi inspirada na filha dele, é claro que de forma caricata.

 

Na infância, é comum as crianças passarem por uma fase em que ficam naturalmente dentuças, já que ocorre a dentição mista (quando há dentes de leite e permanentes ao mesmo tempo). Em torno dos 12 anos, a dentição já está permanente, mas há crescimento até os 16, 17 anos.

 

Segundo a Dra. Alice V. Miotto especialista em DTM e Dor Orofacial, da Ki Clínica Conceito Odontologia Estética, para a questão estética, é preciso analisar a linha do sorriso (do lábio), exposição do contorno gengival, contato entre os dentes, forma, e também proporção entre eles (é levada em consideração a proporção áurea - medida baseada na harmonia dos elementos de Pitágoras, que estabelece a proporção entre os dentes superiores anteriores, para que ocorra harmonia de tamanho entre eles e, assim, os incisivos centrais não fiquem grandes demais - parecendo dentuço).

 

É comum não ter dentes naturalmente alinhados. E isso não influencia apenas a estética, mas também a parte funcional, já que os dentes superiores e inferiores devem estar adequadamente encaixados para cada um fazer sua função. Em situações mais raras, são anomalias genéticas que prejudicam o sorriso. De qualquer forma, o primeiro caminho a ser seguido é a ortodontia. “Com o tratamento, os dentes são alinhados, depois, com a estética, buscamos harmonia entre cor e forma. E, ainda, o recontorno cosmético em resina composta pode ser feito com acréscimos de materiais restauradores, sem necessidade de desgastar o esmalte dentário”, explica Dra. Alice.

 

Ela lembra também as situações de crianças que usam muito a chupeta ou ficam com o dedo na boca. “Nesses casos, o céu da boca fica fechado e os dentes incisivos centrais superiores avançam para frente, projetando a dentição e dando a sensação de dentuço, o que não significa que eles sejam maiores”, complementa.

 

Fique atento aos hábitos dos seus filhos e consulte um cirurgião-dentista ainda na fase da dentição de leite. 

 

Serviço:

Ki Clínica Conceito Odontologia e Estética

Rua Fernando Simas, 240

Batel Soho, Curitiba (PR)

http://www.ki.odo.br/

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Destaques JORNALE
Please reload

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

              redacao@jornale.com.br

WhatsApp: (41) 8713-4418

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest