​​Goethe-Institut promove simpósio para discutir censura e liberdade artística | Jornale

​​Goethe-Institut promove simpósio para discutir censura e liberdade artística

02/07/2019

Cuidado, Arte! reúne especialistas e acontece nos dias 11 e 12 de julho, com entrada franca.

 O simpósio Cuidado, Arte! faz parte do projeto regional O que pode a arte?, no qual Institutos Goethe no Brasil, no Paquistão e na Nigéria  estão participando e desenvolvendo atividades que tenham como tema a censura e a liberdade artística. Em Porto Alegre, o projeto se desdobra em uma intervenção apresentada no muro do Instituto pelos artistas Klaus Staeck, Rafael Correa e Aline Daka, e no simpósio Cuidado, Arte!, que contará com perspectivas locais, regionais e internacionais sobre questões pertinentes aos limites da arte, ao que pode arte. Também será exibida a mostra de curtas Cut it Out – Filmes contra a Censura, na qual realizadores de 20 países produziram curtas de 45 segundos sobre a temática da censura. 

 

PROGRAMAÇÃO

  • Quinta-feira | 11 de julho | das 19h às 21h: Panorama da liberdade artística no contexto europeu. Palestra de Katalin Erdödi (Austria)
     

  • Sexta-feira | 12 de julho: 

    • das 10 às 12h: Liberdade da arte em tempos de conservadorismo, com Ana Luiza Azevedo (RS), Laymert Garcia dos Santos (SP), Ulisses Carrilho (RJ) e Sônia Sobral (SP). Mediação: Roger Lerina (RS)
       

    • das 14 às 16h: A arte pode tudo? Crítica da representação do ponto de vista anti-racista e feminista Valéria Houston (RS) Francisco Mallmann (PR) e Negra Jaque (RS). Mediação: Thiago Pirajira (RS)
       

    • das 16h30 às 18h30: Contra-estratégias: como reagir às crescentes restrições? Com Henrique Saidel (RS), Ricardo Muniz (SP) e Katalin Erdödi (Austria). Mediação: Newton Silva (RS)

 

Marina Ludemann (Diretora do Goethe-Institut Porto Alegre), sobre o Simpósio:

 

Durante muito tempo, a liberdade de pensamento e expressão nos países democráticos foi dada como um consenso geral. Esse consenso parece estar cada vez mais desmoronando. Grupos extremistas de direita e até mesmo partidos no governo em vários países do mundo estão reprimindo artistas, praticando abertamente censura ou privando-os de seus meios financeiros de produção e, portanto, a base de seu sustento. Ao mesmo tempo, se discute no contexto da crítica institucional, decolonial e feminista se a arte realmente pode tudo. Alguns exigem, em nome de grupos desfavorecidos, uma censura de baixo. A reivindicação da arte à autonomia é questionada por vários lados. O que essas mudanças significam para os artistas e para a sociedade? Como lidar com a crescente autocensura? 

 

Com o projeto "Cuidado, Arte!", o Goethe-Institut coloca essas questões em discussão. O simpósio inicia na noite do dia 11 de julho com uma visão geral dessa discussão na Europa através da palestra de abertura de Katalin Erdödi. A curadora austríaca também trará aspectos debatidos na Impulse Academia, um programa de quatro dias na Alemanha que resultará num manifesto sobre a liberdade da arte. 

 

A discussão continua no dia 12 com três mesas interdisciplinares que discutirão várias temáticas e debaterão possíveis contra-estratégias. Participam das conversas Ana Luiza Azevedo (RS), Laymert Garcia dos Santos (SP), Ulisses Carrilho (RJ), Sônia Sobral (SP), Valéria Houston (RS), Francisco Mallmann (PR), Negra Jaque (RS), Henrique Saidel (RS) e Ricardo Muniz (SP). As atividades têm ainda Roger Lerina (RS), Thiago Pirajira (RS) e Newton Silva (RS) como mediadores.

 

SERVIÇO:

Simpósio Cuidado, Arte! 

Data: 11 e 12 de julho

Local: Goethe-Institut Porto Alegre (24 de Outubro, 112)

Entrada franca. Distribuição de senhas 30 minutos antes de cada atividade. Lugares limitados.

 

Mais informações: http://bit.ly/simposiocuidadoarte

 

Programação completa do Goethe-Institut para os meses de julho e agosto:

https://issuu.com/goethepoa/docs/jul_ago_2

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Destaques JORNALE
Please reload

Site de Notícias Online de Curitiba

Siga Jornale