top of page

Especialista em estética dentária explica como beber vinho sem manchar os dentes

Tomar água junto com a bebida alcoólica e manter a higiene bucal em ordem faz com que os pigmentos não impregnem no dente.

Especialista em estética dentária explica como beber vinho sem manchar os dentes

Não tem como falar de dias frios, sem lembrar de uma alimentação mais pesada e, claro, um bom vinho ou quentão. Nesses dias mais gelados, um bom vinho tinto é sempre uma boa pedida, ainda mais em boa companhia. Mas a ingestão dessa bebida requer alguns cuidados, inclusive quando o assunto é saúde bucal. Além do vinho, chás, cappuccino e cafés também são inimigos do sorriso branquinho. Os pigmentos dessas bebidas mancham os dentes e podem comprometer tratamentos para clarear o sorriso.“Vinhos tintos possuem uma acidez que contribui para a *desmineralização dos dentes e pode permitir uma maior adesão dos pigmentos naturais como o tanino, presente no vinho”, explica o cirurgião-dentista especializado em odontologia estética, Dr. Cristian Higashi, da Ki Clínica Conceito Odontologia e Estética.


Ainda pensando na estética dentária, o álcool presente nos vinhos e nos quentões pode prejudicar o sorriso, e não só o esmalte dentário. “O álcool e a acidez podem diminuir a quantidade de saliva em até 30%, o que atrapalha o processo de limpeza da boca e, em alguns casos, causar sensibilidade nos dentes”, afirma. Uma boa saída para quem não abre mão de um final de semana regado a um bom vinho é tomar água junto. Desta maneira simples podemos manter a qualidade da saúde bucal. “Essa água ingerida junto ao vinho diminui a acidez responsável por facilitar as manchas nos dentes além de hidratar a mucosa da boca”, diz.


Na lista ainda dos “inimigos” do sorriso branquinho estão os refrigerantes à base de cola, sucos de caixinha com muito corante, molho shoyo, catchup, café, chá mate e açaí. Então, outra dica interessante é: sempre que possível escolher um canudinho, hoje os biodegradáveis são os aconselhados, para ingerir os líquidos mais ácidos. Com o canudo, o dente tem menos contato com as substâncias que podem danificá-lo. “Também e não menos importante lembrar que, após a ingestão, deve-se lavar a boca com água pura para neutralizar o pH da saliva ou melhor ainda, escovar os dentes aproximadamente 15 minutos após a ingestão”, recomenda Dra. Stephanie Gomes Assunção Alves, da Ki Clínica Conceito Odontologia e Estética.


* Quando nos alimentamos o pH da boca diminui, causando a desmineralização nos dentes.


Serviço:

Ki Clínica Conceito Odontologia e Estética

Rua Fernando Simas, 240

Batel Soho, Curitiba (PR)

Últimas Notícias

bottom of page