Guia mostra roteiros para explorar Curitiba de bicicleta | Notícias | Curitiba | Jornale

Guia mostra roteiros para explorar Curitiba de bicicleta

21/01/2019

Cidade tem 300 km de ciclovias

 

 

Os 300 quilômetros de ciclovias espalhadas por toda Curitiba são um convite para explorar as belezas da capital em duas rodas. Moradores e turistas podem planejar o roteiro de bicicleta passando por cartões-postais da cidade – entre parques, bosques, jardins, praças e espaços culturais (museus e memoriais, por exemplo) – sempre, é claro, respeitando as regras de trânsito e segurança básicas.

“Boa parte do trajeto é arborizado e convidativo a pedaladas pelas áreas verdes da cidade, além de uma forma saudável e diferente de conhecer monumentos, cafés, restaurantes e bares”, afirma a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra. Segundo ela, o importante é planejar bem o roteiro levando em conta as distâncias e melhores locais para fazer eventuais paradas de descanso.

Tatiana lembra que a Prefeitura oferece o guia Curta Curitiba Pedalando, que integra a coleção Curta Curitiba.  O roteiro traz quatro passeios, com diferentes graus de dificuldade, e está disponível gratuitamente no site do Instituto Municipal de Turismo.

“É um guia completo, com muitas fotos e um mapa com os 300 km de ciclovias (boa parte delas é de uso exclusivo das bicicletas, mas há trechos compartilhados com carros e pedestres), tudo com informações detalhadas em português, inglês e espanhol”, salienta Tatiana.

A presidente do Instituto Municipal de Turismo conta também que o guia reúne orientações importantes para que o ciclista faça um passeio com segurança. “A publicação traz artigos do Código de Trânsito que todo ciclista deve conhecer e orientações, como a importância de se usar sempre capacete e o alerta de que em parques e calçadões (da Rua XV de Novembro e do Largo da Ordem, por exemplo), onde não há ciclofaixa ou ciclovia, é obrigatório andar desmontado”, completa ela.

O guia ainda traz a distância entre o Passeio Público (Centro), ponto de partida dos quatro roteiros, e algumas atrações turísticas como o Jardim Botânico (4 km), Museu Oscar Niemeyer (2,1 km), Torre Panorâmica (3,1 km), Parque Barigui (5 km), Parque Tanguá (8 km) e Santa Felicidade (15 km).

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Destaques JORNALE
Please reload

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

              redacao@jornale.com.br

WhatsApp: (41) 8713-4418

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest