Greca lança programa de recuperação do Centro de Curitiba | Destaques | Jornale | Curitiba

Greca lança programa de recuperação do Centro de Curitiba

21/11/2018

Fachadas de prédios históricos passarão por revitalização

 

 

O prefeito Rafael Greca apresentou oficialmente, nesta terça-feira (20/11), o programa Rosto da Cidade para a recuperação urbana da região central de Curitiba. “Uma cidade de vanguarda não admite ruínas nem o abandono. A cidade é moderna se conseguir ser eterna”, afirmou Greca ao lançar o programa no Largo da Ordem com uma ação de despiche da parede da Igreja do Rosário, na esquina com a Rua Trajano Reis.

"O Rosto da Cidade vai remover toda a pichação do Centro Histórico. Eu que fui sacristão nessa igreja tenho o privilégio de poder conservar este edifício que pertence à grande alma de Curitiba", completou o prefeito ao aplicar resina antipichação na parede da Igreja do Rosário.

O programa lançado nesta terça é uma ação de resgate da identidade e da história curitibanas. Ele prevê uma ação integrada entre o poder público municipal e a sociedade organizada para a revitalização de uma área de 2 quilômetros quadrados do centro tradicional.

"Me empenhei maciçamente em fazer acontecer este programa. O faço em agradecimento a quem votou em mim e permitiu que eu pudesse restaurar o rosto da minha cidade amada. Estava destruído o Centro Histórico de Curitiba e o Alto São Francisco se armava como uma próxima cracolândia", salientou Greca ao reforçar que a inciativa que agora se consolida faz parte de um compromisso assumido durante a campanha para prefeito.

Como parte do lançamento do programa, Greca ainda entregou, restaurado, o busto de Monsenhor Celso na Praça Garibaldi. A pedido do prefeito, na metade do ano foram retiradas as estátuas de bronze que corriam maior risco de depredação e furto, entre as 305 peças que compõem o patrimônio cultural curitibano.

Os monumentos foram recuperados, mapeados em 3D e fixados com trava de segurança e alarme antifurto. "A ideia é que ninguém mais roube o bronze público de Curitiba para trocar por droga, o que nos faz perder para sempre o gesto dos grandes escultores do Movimento Paranista. Peço que Monsenhor Celso nos abençoe para que a cidade jamais seja esmagada por qualquer interesse alheio à nossa história", disse Greca.

O prefeito também assinou a ordem de serviço para as obras do Belvedere, danificado por um incêndio em dezembro do ano passado. O prédio será a nova sede da Academia Paranaense de Letras (APL) e irá abrigar um café escola do Sesc Paraná. Anda na solenidade, Greca descerrou a placa do Rosto da Cidade no Palacete Wolf, com informações sobre a história do edifício.

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Destaques JORNALE
Please reload

Site de Notícias Online de Curitiba

Siga Jornale