Lula depõe durante três horas sobre Sítio de Atibaia | Notícias | Curitiba | Jornale

Lula depõe durante três horas sobre Sítio de Atibaia

14/11/2018

Foi a primeira vez que ex-presidente deixou a detenção desde abril

 

 

O ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva depôs durante três horas sobre as reformas no Sítio de Atibaia, na tarde desta quarta-feira, no prédio da Justiça Federal em Curitiba. Foi a primeira vez que Lula deixou a detenção da Polícia Federal, também em Curitiba, desde que foi preso em abril. Ele foi interrogado pela juíza Gabriela Hardt, substituta de Sérgio Moro nas ações da Lava Jato.
Logo no início do depoimento, Lula e a juíza tiveram um princípio de conflito, porque o ex-presidente questionou se estava sendo acusado de ser o proprietário do Sítio. A juíza respondeu que ele estava sendo interrogado e não ela e que a ação trata das reformas sobre o sítio. "Se vamos começar assim teremos problemas", advertiu Gabriela Hardt. 
Ela será responsável pelas ações que estavam sob a responsabilidade de Sérgio Moro até que ele se exonere formalmente. Atualmente ele está em férias e só deve se desligar do Poder Judiciário em janeiro, quando deve assumir o Ministério da Justiça do governo Bolsonaro. O novo juiz responsável pelas ações da Lava Jato, incluindo as que envolvem Lula, será indicado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª região.
Um dos advogados da defesa do ex-presidente, José Roberto Batocchio, declarou na saída da audiência que o depoimento de Lula "foi satisfatório". "Diante do que foi exposto hoje saio com o coração mais leve", disse o advogado.
Lula é acusado de corrupção passiva. As reformas no sítio, de propriedade do empresário Fernando Bittar, amigo do ex-presidente, teriam custado cerca de R$ 1,5 milhão. De acordo com o Ministério Público, as obras foram bancadas pelo grupo Schain, de José Carlos Bumlai, pela OAS e pela Odebrecht.
Bumlai também foi interrogado pela juíza Gabriela Hardt na tarde desta quarta-feira, antes de Lula. Outras 12 pessoas são rés nesse processo.

 

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Destaques JORNALE
Please reload

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

              redacao@jornale.com.br

WhatsApp: (41) 8713-4418

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest