Tratamento do câncer ganha novo aliado no Instituto Radion, em Curitiba | Notícias do Brasil e do Mundo Hoje | Curitiba | Jornale

Tratamento do câncer ganha novo aliado no Instituto Radion, em Curitiba

17/10/2018

O Radion é o primeiro centro oncológico do país a investir na tecnologia, Até então, o sistema era disponível nos principais centros oncológicos do mundo..

Chega ao Brasil uma solução única capaz de garantir eficiência e exatidão no controle da qualidade dos tratamentos com radioterapia avançada. O Sistema Dolphin, como é conhecido, está presente na rotina do Instituto Radion de Oncologia, em Curitiba. O Radion é o primeiro centro oncológico do país a investir na tecnologia, coincidindo com o "Outubro Rosa" (mês de prevenção do câncer de mama); e com o "Novembro Azul" (mês de prevenção do câncer de próstata). Até então, o sistema era disponível nos principais centros oncológicos de outros países.

Para o corpo clínico, físicos e tecnólogos, os métodos convencionais de controle da qualidade dos pacientes que recebem tratamentos de alta complexidade envolvem muitos processos e tomam muito tempo da equipe. O Dolphin, por outro lado, propicia uma análise rápida, eficiente e automatizada do tratamento, com possibilidade de ser realizada no momento exato em que o paciente é submetido à radioterapia.

A garantia de um tratamento seguro é um dos os principais benefícios ofertados ao paciente, pois o Dolphin permite verificar a dose recebida no momento da sessão de radioterapia. Caso ocorra qualquer desvio dos feixes de radiação, ações corretivas serão realizadas a tempo, sem prejudicar o tratamento do paciente. Isto representa oferecer um novo padrão de qualidade e de segurança, fatores que, no final, contribuem para o sucesso do tratamento.

O físico Ricardo Goulart, membro do Instituto Radion, diz que, "nós precisávamos de uma ferramenta de controle da qualidade que acompanhasse as tendências das tecnologias atuais. Tratamentos avançados com VMAT, SBRT e Radiocirurgia craniana podem ser medidos e avaliados de uma maneira rápida e eficiente. A integração do sistema com os testes de máquina facilita muito na organização das informações, permitindo implementar um programa de controle de QA sem dificuldades e com total controle dos dados. A possibilidade de monitorar o paciente durante o tratamento é um dos grandes diferenciais que aumenta a confiança dos tratamentos de alta complexidade executados e, principalmente, a segurança do paciente.", complementa.

O Dolphin
O Dolphin é uma sua solução única que possibilita o monitoramento do tratamento, para maximizar a segurança na administração das doses de radiação, proporcionando o controle em tempo real e a confiança de tratar o paciente como planejado, desde a primeira até a última fração.

Conta com uma ferramenta intitulada "QuickCheck", que analisa automaticamente a fração administrada x fração planejada. Isto permite confirmar se houve algum problema na administração imediatamente após a medida do tratamento. Além disto, o Dolphin oferece um relatório completo das análises realizadas.

O Radion
Com a aquisição do Sistema Dolphin e de outras tecnologias, o Instituto Radion de Oncologia apresenta um novo conceito no tratamento do câncer no Brasil e no Paraná. O Radion está situado em um prédio exclusivo de 1600 metros quadrados, na Rua Emílio de Menezes, 905, ao lado do Hospital Pilar. Alia experiência, modernidade e o atendimento mais humanizado. Atende pacientes particulares e os melhores planos de saúde.

Entre os serviços oferecidos pelo Radion estão: Radioterapia Externa Tridimensional, VMAT (Volumetric Modulated Arc Therapy) com IGRT 3D e 4D (Image Guided Radiation Therapy), Radiocirurgia Craniana sem Frame, SBRT (Radioterapia Estereotática Corpórea, Radioterapia Estereotática Craniana ), Braquiterapia Ginecológica 3D com HDR (High Dose Rate), Braquiterapia de Próstata Tridimensional com HDR e Braquiterapia de Próstata Tridimensional com Baixa Taxa de Dose LDR (Low Dose Rate), utilizando sementes de iodo-125, além de resgate em tumores prostáticos recidivados pós-radioterapia.

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Destaques JORNALE
Please reload

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

              redacao@jornale.com.br

WhatsApp: (41) 8713-4418

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest