Ibope aponta vitória de Ratinho Junior no primeiro turno | Destaques | Jornale | Curitiba

Ibope aponta vitória de Ratinho Junior no primeiro turno

06/10/2018

Candidato do PSD alcança 57% dos votos válidos, segundo pesquisa

A pesquisa Ibope, divulgada na noite deste sábado, aponta a vitória do candidato do PSD, Ratinho Júnior, ainda no primeiro turno, para o governo do Paraná. De acordo com a sondagem, Ratinho tem 57% das intenções de voto. 
A governadora Cida Borghetti (PP), candidata à reeleição, teria 18% dos votos e o candidato do MDB, João Arruda, teria 13%.
Considerando os votos totais, Ratinho Junior tem 50%, Cida Borghetti tem 16%, João Arruda tem 12%, Dr. Rosinha tem 5%, Ogier Buchi tem 2%. Professor Piva e Priscila Ebara têm 1% cada. Levantamento foi feito de 4 a 6 de outubro.
Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.
 A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, foram ouvidos 1.512 eleitores, com 16 anos ou mais, entre 4 e 6 de outubro. O registro no TRE tem o número PR-07265/2018 e no TSE: Nº BR-05835/2018.
O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.
A pesquisa foi contratada pela Sociedade Rádio Emissora Paranaense SA.

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Destaques JORNALE
Please reload

Site de Notícias Online de Curitiba

Siga Jornale