Curitiba testa ônibus 100% elétrico e com poluição zero | Notícias | Curitiba | Jornale

Curitiba testa ônibus 100% elétrico e com poluição zero

03/10/2018

Novos veículos passarão a atender a linha Circular Centro

 

 

Um ônibus movido 100% a eletricidade, sem emissão de poluentes, começará a circular em Curitiba nesta quarta-feira (3/10). O veículo Volare, da montadora BYD, ficará um mês em teste na linha Circular-Centro.

“É um veículo moderno, sem emissão de gás carbônico, óxido de nitrogênio nem da fuligem dos veículos tradicionais, confortável e que tem a cara de Curitiba”, disse o prefeito Rafael Greca durante a viagem feita nesta terça-feira (2/10) para conferir as características do veículo. O trajeto foi da Rodoferroviária de Curitiba ao Jardim Botâncio.

“Pedi que a Urbs avalie a possibilidade de implantarmos uma linha com ônibus movidos à energia elétrica. Se tudo for aprovado, vamos encomendar quatro veículos inovadores”, completou o prefeito, que estava acompanhado da primeira-dama, Margarita Sansone.

O ônibus tem uma autonomia maior da bateria, diferentemente de versões anteriores, mais limitadas. A expectativa é de que ele rode 250 quilômetros por dia com uma carga cheia de bateria.

A linha Circular-Centro roda cerca de 160 quilômetros por dia. “Esperamos que este modelo confira autonomia suficiente para a linha”, disse o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.

O ônibus elétrico circulará das 6h20 às 19h30, no sentido horário da linha Circular-Centro. Além das características ambientais – como emissão zero de poluentes e silêncio do motor –  o modelo em teste tem embarque facilitado para idosos, crianças e deficientes.

“A carroceria é amigável”, avaliou o prefeito, ressaltando que se trata de um veículo montado integralmente no Brasil, a partir de tecnologia chinesa.

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Destaques JORNALE
Please reload

Site de Notícias de Curitiba - Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

              redacao@jornale.com.br

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Siga Jornale

  • Pinterest