top of page

Coligação de Ratinho Jr entra com ação por uso da máquina pública por Cida e Greca

Pena para a irregularidade é deixar Greca  inelegível e cassação de registro de Cida

Coligação de Ratinho Jr entra com ação por uso da máquina pública por Cida e Greca

A Coligação Paraná Inovador, do candidato ao governo do Paraná, Ratinho Junior (PSD), entrou com uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), nesta quinta-feira (13/9), contra o Prefeito de Curitiba Rafael Greca e a candidata ao governo do Estado Cida Borghetti, por divulgação ilícita de matérias e imagens em favor de ambos, travestidas de publicidade institucional na página da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Além de Greca e Cida, são alvos da ação o vice Coronel Malucelli e o Secretário de Comunicação Social da Prefeitura, Israel Reinstein.

O prefeito Rafael Greca desde o final de 2017 já havia anunciado que caso Cida Borghetti fosse candidata ao governo do estado em 2018 teria seu apoio pessoal na campanha. A ação em questão não se trata da troca de apoio político, mas sim na efetiva utilização da máquina pública municipal, especialmente da Secretaria de Comunicação, para promover a imagem de Rafael Greca, Cida Borghetti e enaltecer seus feitos em relação à parceria entre Estado e Município.

Em uma busca apurada no banco de notícias da Prefeitura de Curitiba a coligação de Ratinho Jr encontrou mais de 260 imagens, e ainda, verificou que cada imagem ou grupo de imagens está relacionada com uma notícia ou chamada divulgada na página da Prefeitura, demonstrando que o Prefeito colocou toda a estrutura de comunicação municipal em proveito da campanha da Governadora.

Por isso, segundo os advogados Gustavo Guedes e Paulo Valério, da campanha de Ratinho Jr, “trata-se de procedimento flagrantemente violador do princípio da isonomia entre os candidatos, perpetrado pelo abuso de poder político, de autoridade e econômico, a partir da utilização da coisa pública em favor da Governadora e sua coligação.”

Se procedente a ação poderá resultar na decretação de inelegibilidade do Prefeito Rafael Greca e demais representados, assim como na cassação do registro de candidatura de Cida Borghetti e Coronel Malucelli.

Últimas Notícias

bottom of page