Curitiba comemora 350 anos da Paróquia de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais | Notícias | Curitiba | Jornale

Curitiba comemora 350 anos da Paróquia de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais

09/09/2018

Dia da Padroeira teve missa na Catedral

 

 

A Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais ficou lotada, na manhã deste sábado (8/9), Dia da Padroeira de Curitiba. A Missa celebrada pelo Arcebispo  Dom José Antônio Peruzzo marcou os 350 anos da fundação da primeira paróquia da cidade, em 1668, a Paróquia de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.
Durante a cerimônia a Catedral recebeu a primeira imagem de Nossa Senhora a ocupar a capela. Feita em terracota, foi trazida de São Paulo pelos povoadores em meados do século XVII e, atualmente, pertence ao acervo do Museu Paranaense. A imagem ficará na Catedral até 30 de setembro de 2019.
O Arcebispo falou sobre a chegada da Santa a Curitiba relatando as dificuldades da época. “Os curitibanos não sabiam, nem podiam prever o futuro, mas a Nossa Senhora da Luz era para eles a esperança. Agora, 350 anos depois daquele encontro primeiro, os curitibanos de hoje querem manifestar a ternura de ontem”, disse Dom José Peruzzo.
O prefeito Rafael Greca, presente a celebração, destacou a esperança que Nossa Senhora da Luz dos Pinhais representa para os curitibanos. “Bendita seja Maria a mãe de Jesus.  Nesse lugar, há 350 anos, venerada com o título tão poético, feliz, profético e tão cheio de esperança de Nossa senhora da Luz dos Pinhais de Curitiba”.
“Bendita seja a Luz, que precede a aurora, a luz que os poetas e a liturgia chamam de estrela matutina, Stela Maris, aquela que nunca se põe. Viver na Luz é não nos perdermos, viver na luz nos permite andarmos na direção certa”, destacou o prefeito que, em sua reverencia, falou que a Virgem sinaliza a grande luz que é Deus, a Luz da Divina  Providência. “Nessa igreja, diante da Virgem Senhora da Luz dos Pinhais, viemos celebrar o Jubileu dos 350 anos da Paróquia de Curitiba. Viemos pedir a nossa Padroeira que cuide de Curitiba, que abençoe cada um dos curitibanos”, disse o prefeito.

 

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Destaques JORNALE
Please reload

Site de Notícias Online de Curitiba

Siga Jornale