Lentes de contato para os dentes na Ki Clínica Conceito Odontologia e Estética | Destaques | Jornale | Curitiba

Lentes de contato para os dentes na Ki Clínica Conceito Odontologia e Estética

03/09/2018

Dr. Cristian Higashi e Dra. Alice Miotto, da Clínica Conceito Ki, esclarecem algumas dúvidas.

Cada vez mais as pessoas buscam alternativas que tragam soluções para questões de beleza e estética, incluindo a dentária. Um sorriso branco e harmonioso, por exemplo, é o desejo de muitas pessoas que estão incomodadas com a cor ou forma e posição dos seus dentes. Uma das alternativas, que está “na moda”, é a utilização das lentes de contato dental, que são laminados cerâmicos que revestem a superfície do dente. Pensando em alertar sobre o uso exagerado deste recurso, os cirurgiões dentistas Dr. Cristian Higashi e Dra. Alice Miotto, da Clínica Conceito Ki, esclarecem algumas dúvidas.

Vale dizer que essa técnica é um ótimo recurso para corrigir as imperfeições dentárias, quando não há uma harmonia entre os dentes, lábios e face dos pacientes. Entretanto, nem sempre os problemas são somente estéticos e esta técnica pode, de forma conservadora, corrigir também alguns problemas funcionais envolvidos nos movimentos realizados para a mastigação dos alimentos.

É sempre importante procurar um cirurgião-dentista capacitado, pois será ele quem irá avaliar as necessidades reais, através de um exame clínico auxiliado por fotografias de alta resolução, radiografias e a mais recente técnica de diagnóstico: o escaneamento intra-oral do paciente. Com base nos resultados, o mesmo irá selecionar o melhor material e técnica para o caso, visando sempre aliar a estética com a máxima preservação das estruturas dentárias sadias, principalmente nos pacientes mais jovens.“Quando as alterações necessárias forem muito sutis, muitas vezes o tratamento pode ser realizado com um material diferente da cerâmica, que são as resinas compostas, que podem ser confeccionadas sem nenhum desgaste da estrutura dental, porém, precisam de maior manutenção do polimento das mesmas ao longo dos anos”, explica Dr Cristian Higashi.

A vantagem da cerâmica é a durabilidade pela resistência ao desgaste e à alteração de cor. Quando adequadamente confeccionada, é um tratamento estético de longa duração, que necessita de controle profilático de rotina de quatro em quatro meses, podendo assim, ultrapassar uma década de duração em longevidade.

A técnica das lentes de contato odontológicas foi desenvolvida para ser confeccionada sem nenhum desgaste prévio da estrutura dental, porém, isto é inviável quando os dentes apresentam restaurações antigas, escurecimento resistente ao clareamento ou mal posicionamento severo nas arcadas dentárias. Quando estes fatores estão presentes, outras alternativas de tratamento como os laminados cerâmicos ou coroas totais livres de metal podem ser realizadas e seguramente irão proporcionar maior longevidade na estética e função do paciente.

A técnica conta com muitos detalhes técnicos que devem ser criteriosamente respeitados para não ocorrer problemas futuros como: inflamação gengival, fraturas ou descolamento das restaurações e até mesmo problemas estéticos como a não aprovação por parte do paciente com relação aos resultados obtidos. “Os cuidados dos pacientes após a realização deste tipo de tratamento devem ser a correta higienização diária e o controle profilático de rotina feito pelo cirurgião-dentista”, diz Alice.

Nunca podemos deixar de lembrar que um belo sorriso é um importante cartão de visitas. Todos gostam de olhar para uma pessoa com um sorriso bonito e natural, porém, a naturalidade é um aspecto que muitas vezes tem sido deixado de lado na hora da confecção das lentes de contato dentais, como uma indústria crescente e desenfreada. Na Clínica Conceito Ki este procedimento já é realizado a mais de 15 anos e temos todos os equipamentos e conhecimento necessário para aliar a beleza com saúde, respeitando sempre a sua individualidade.

 

Sobre os profissionais:

Cristian Higashi

Mestre em Dentística Restauradora - UEPG/PR

Doutorado Sanduíche na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto/Portugal

Doutor em Dentística Restauradora - UEPG/PR

Sócio fundador da Clínica Conceito Ki - Curitiba/PR

Alice Vanzela Miotto

Especialista em DTM e Dor Orofacial - UFPR

Mini Residency Orofacial Pain - University of Kentucky

Especialista em Prótese Dentária ABO|PR

Graduada em Odontologia pela Universidade Federal do Paraná

 

Serviço:

Ki Clínica Conceito Odontologia e Estética

Rua Fernando Simas, 240

Batel Soho, Curitiba (PR)

http://www.ki.odo.br/

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Destaques JORNALE
Please reload

Site de Notícias Online de Curitiba

Siga Jornale