Vereadores apoiam nova licitação de ônibus em Curitiba | Notícias | Curitiba | Jornale

Vereadores apoiam nova licitação de ônibus em Curitiba

27/08/2018

MP alegou que processo do transporte coletivo foi irregular

 

 

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) concorda com o Ministério Público do Paraná (MP-PR) no pedido de nova licitação para o transporte coletivo da capital. É o que os vereadores decidiram, por unanimidade, nesta segunda-feira (27), ao aprovarem em votação simbólica a moção de apoio à ação civil pública do MP-PR que pede a anulação do sistema vigente.

No dia 16 de agosto, o Ministério Público ingressou com a ação civil pública na 3ª Vara da Fazenda Pública. O pedido pela anulação da concorrência pública 5/2009, da forma como foi realizada pela Urbs (empresa vinculada à prefeitura que gerencia o transporte em Curitiba), é um desdobramento do apurado pelo MP-PR durante a Operação Riquixá – que denunciou 14 pessoas por fraude na licitação.

Em 2013, a CMC promoveu uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o transporte coletivo de Curitiba – e desde então cobrava ação dos demais órgãos públicos. Na ocasião, a CPI do Transporte elaborou um relatório com 186 páginas, elaborado após cinco meses de trabalho, nos quais realizou quatro diligências, 28 reuniões e 26 pessoas foram ouvidas, em um total de 110 horas de depoimentos.

A CPI propôs indiciamentos por suspeita de fraude (ex-presidentes da Urbs e membros das comissões de licitação e de assessoramento técnico que participaram do processo) e por sonegação fiscal (60 pessoas e 35 empresas ligadas aos consórcios que operam a Rede Integrada de Transporte). Também foram listados 15 itens da planilha técnica que poderiam ser alterados para reduzir a tarifa do transporte.

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Destaques JORNALE
Please reload

Site de Notícias de Curitiba - Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

              redacao@jornale.com.br

WhatsApp: (41) 8713-4418

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest