Escola Maternal Annette Macedo completa 90 anos | Últimas Notícias | Jornale.com.br | Curitiba - Paraná

Escola Maternal Annette Macedo completa 90 anos

11/08/2018

Uma solenidade com a presença de autoridades marcará os 90 anos da Escola Maternal Annette Macedo em Curitiba

Na próxima segunda, dia 13 de agosto, às 14h30, uma solenidade com a presença de autoridades marcará os 90 anos da Escola Maternal Annette Macedo (Av. Vicente Machado, 599 – Centro) - a primeira creche maternal do Estado do Paraná, que atualmente atende 255 crianças de seis meses a cinco anos. A instituição, sem fins lucrativos, recebe em convênio com a Prefeitura de Curitiba, famílias de baixa renda da cidade. Para o presidente da entidade, Ottomar Frederico Neumann, "A escola tem de ser o caminho da felicidade, porque esta só se consegue pela educação".

Para completar a comemoração, de 14 a 17 de agosto, os alunos e seus pais participarão de oficinas especiais, entre elas: Casa do Contador de Histórias, Casa Labirinto, musicalização do SESC e Artes.

Vale lembrar que durante todo o ano letivo, a Escola depende de doações, tais como materiais de escritório (sulfite, lápis, caneta, etc.), material de higiene, material de limpeza e caixa de polipropileno para arquivo.

Sobre a Escola Maternal Annette Macedo - Em 1926 o conselho deliberativo da Sociedade Socorro aos Necessitados colocou em pauta a necessidade de criar uma creche para viabilizar o atendimento às crianças carentes da cidade de Curitiba. Em parceria com a Secretaria da Fazenda do Estado do Paraná, conseguiram apoio para criação deste projeto junto ao governo do Estado; para tanto foi eleita, por indicação do Sr. Herculano de Souza (fundador da Sociedade Socorro), a professora Annette Macedo para organizar e dirigir tal projeto, adaptando o pavilhão da instituição para dar início às atividades da Escola Maternal Annette Macedo em 13 de agosto de 1928.

A escola tinha como objetivo proporcionar, em período integral, assistência às crianças da comunidade, em um ambiente saudável, com boa alimentação e cuidados médicos. Iniciou-se então, o atendimento às crianças dividido em departamentos: A creche para crianças de 0 a 03 anos, onde eram feitos os cuidados para com a sua nutrição e higiene, eram também oferecidos serviços de puericultura e desenvolvimento físico e psíquico, além disso havia o atendimento às mães carentes, para as quais prestava-se cuidados pré-natais durante a gestação; havia também o jardim de infância onde era feito o atendimento à crianças de 03 a 07 anos, destinado à educação intelectual com jogos e exercícios para desenvolver e melhorar o raciocínio, a aquisição de ideias e imaginação, estimular e consolidar bons hábitos de higiene e polidez e educação adequada ao desenvolvimento físico e mental. Era oferecido também pela instituição o Curso Doméstico, destinado às meninas com mais de 07 anos, visando o desenvolvimento da cultura intelectual, afetiva, moral e cívica, além do currículo de educação básica, como leitura, escrita, aritmética, geografia, história, física, química, contabilidade doméstica, higiene, medicina caseira, horticultura e floricultura.

Em 1956 a Escola Maternal da Sociedade Socorro aos Necessitados adquiriu autonomia financeira, porém continuou a ser supervisionada pela diretoria da Sociedade Socorro, foi nesse momento que o nome Escola Maternal Annette Macedo consolidou-se, após ser sugerido pelo conselheiro Júlio Moreira.

Mais tarde a Escola Maternal Annette Macedo conseguiu sua própria certificação e emancipou-se da Sociedade Socorro aos Necessitados, tendo como presidente Mercedes Nascimento Gradowski e vice-presidente Maria Costa Barros, sob direção da professora Maria Luiza Macedo Mainguê.

Na direção de Maria Helena Bellegard Danielewicz a escola revitalizou-se e refez o projeto para atualizar-se. Criou-se então o CEI Annette Macedo tendo como mantenedora a Escola Maternal Annette Macedo, firmando parceria de supervisão do CEI Meu Pequeno Reino (da Sociedade Socorro aos Necessitados) da qual também tornou-se mantenedora.

A instituição consolidou-se como a primeira creche maternal do Estado do Paraná e está sendo analisada para ser incluída como a terceira escola maternal do Brasil. Atualmente vêm observando rigorosamente as razões de sua fundação, que é proporcionar atendimento de qualidade para as duzentas e cinquenta e cinco crianças, de seis meses a cinco anos, com planejamento pedagógico específico para cada faixa etária, além de recreação, biblioteca e alimentação saudável, em quatro refeições diárias.

Sempre observando seus princípios estatutários, a Escola Maternal Annette Macedo prioriza o atendimento a crianças de famílias de baixa renda, cujas mães preferencialmente sejam trabalhadoras, possibilitando assim, que durante o período de trabalho de seus pais, a criança tenha pleno atendimento: pedagógico, ampliação cultural, alimentação saudável, lazer, cuidados com a higiene e descanso. Neste aspecto a instituição, embora faça parte do setor de Educação, continua atuando como Assistência Social, pois com estes procedimentos, tem retirado muitas crianças de situações de risco, possibilitando o fortalecimento da renda familiar uma vez que, com a criança atendida, a mãe pode assumir compromissos com o mercado de trabalho. Estas mães são, em grande parte, as únicas provedoras do sustento da família.

São também de grande importância para a escola, as ações voltadas para a saúde e ao bem estar de suas crianças, principalmente exercendo controle sistemático, sobre a carteira de vacinas. Suas profissionais recebem capacitação da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente em Situação de Risco para a Violência, estando sempre muito atentas aos sinais de alerta.

A educação infantil de modo geral atende às necessidades de desenvolvimento integral da criança no que diz respeito à socialização, respeito, confiança, autonomia, além dos aspectos físicos, psicológico, intelectual, social, afetivo, cognitivo e de coordenação motora; sendo as duas creches da instituição, CEI Annette Macedo e CEI Meu Pequeno Reino, fundamentais na oferta desse serviço e assistência na cidade de Curitiba, orientando de forma profissional as famílias e a comunidade.

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Destaques JORNALE
Please reload

Site de Notícias Online de Curitiba

Siga Jornale