Greca entrega mais 14 ônibus e promete não aumentar passagem | Notícias | Curitiba | Jornale

Greca entrega mais 14 ônibus e promete não aumentar passagem

08/08/2018

Novos veículos fazem parte de renovação da frota

 

 

O prefeito Rafael Greca entregou nesta terça-feira (7/8), no Portão, 14 novos ônibus para a cidade. A ação faz parte da renovação da frota do transporte público e até o fim deste ano serão 150 novos veículos substituídos. De acordo com o prefeito, a renovação da frota não interfere no preço da tarifa.
Desde dezembro passado já foram entregues à cidade 49 novos ônibus, entre os quais 25 biarticulados para a primeira fase da linha Ligeirão Santa Cândida-Praça do Japão. A meta é deixar a cidade com 450 novos ônibus até 2020.
“Desde 2013 não havia renovação de ônibus no transporte coletivo de Curitiba e ano passado começamos a mudar isso, tirando ônibus velhos de circulação para colocar uma mais moderna e com itens que atendam melhor a população”, disse o prefeito.
Dos 14 novos ônibus entregues, dez são articulados para atender linhas do Interbairros e alimentadoras e outros quatro são para linhas convencionais. Cada ônibus articulado têm capacidade para transportar até 145 passageiros. Os comuns levam 90 pessoas por ônibus.
Os veículos começam a circular nesta quarta-feira (8/8) nas linhas: Trabalhador (dois articulados), Vila Velha (quatro convencionais), Interbairros IV (cinco articulados) e Fazendinha (três articulados). “No entanto, eles podem mudar de linha de acordo com a necessidade”, disse o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.
Todos os novos ônibus contam câmera de monitoramento, sendo seis equipamentos em cada veículo articulado e cinco dentro dos convencionais. “Desde os novos ligeirões, determinamos que câmeras sejam item de fábrica para a renovação da frota”, disse Maia Neto.
A nova frota tem ainda motor Euro 5, menos poluente, e conta com suspensão pneumática, tecnologia que evita solavancos na frenagem do ônibus. Outra melhoria é a iluminação interna com lâmpadas LED, proporcionando mais claridade que as fluorescentes.
Cada novo ônibus tem duas vagas para cadeirante, uma a mais do que determina a legislação, e outros requisitos de acessibilidade, como sinal sonoro e visual de fechamento das portas e solicitação de parada do cadeirante.

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Destaques JORNALE
Please reload

Site de Notícias de Curitiba - Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

              redacao@jornale.com.br

WhatsApp: (41) 8713-4418

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest