Marcel Cerdan com seu carisma conquistou o Boxe e Edith Piaf | Notícias do Brasil e do Mundo Hoje | Curitiba | Jornale

Marcel Cerdan com seu carisma conquistou o Boxe e Edith Piaf

01/08/2018

Marcel Cerdan viveu uma vida que daria um filme muito bom: nascido pobre de família humilde que subiu na vida com o boxe para se tornar campeão mundial, teve um caso com uma cantora famosa e morreu tragicamente jovem em um acidente de avião

De fato, sua vida foi transformada em filme várias vezes. Também tem sido citado em filmes que falam sobre a vida de Edith Piaf, a cantora francesa com quem ele teve um romance. Cerdan é o boxeador francês mais famoso de todos os tempos, e seu único rival como o melhor lutador da nação francesa é Georges Carpentier, que também foi campeão do mundo, mas conseguiu viver até uma idade madura.

O fim trágico de Marcel ainda parece desolador. Tendo ganhado o título mundial dos médios de Tony Zale em 1948, ele perdeu para Jake LaMotta em Detroit em junho de 1949, quando uma queda na primeira rodada deslocou seu ombro esquerdo, em que continuando a luta ele mal conseguia dar um soco. Mesmo assim, ele durou até o 10º round antes de seu corner, Jo Longman, jogar a toalha.

 Uma revanche foi organizada em Nova York, Cerdan teve que atravessar o Atlântico (uma aventura naqueles dias). Seu avião parou nos Açores para reabastecer, mas caiu em uma montanha levando todos os tripulantes e passageiros a morte. Marcel tinha apenas 33 anos de idade e muitos sonhos pela frente.

Nascido na Argélia, então parte da França, Marcel tinha 18 anos quando se tornou profissional no Marrocos (também parte do norte da África). Em 1939 ele era campeão europeu dos meio-médios, mas a guerra anulou qualquer esperança de um título mundial, mesmo que ele continuasse no boxe e vencesse.

Em 1947 ele se tornou campeão dos médios europeus, quando ele forçou Zale a se aposentar após 11 rodadas em Jersey City. A revista The Ring nomeou a luta de 1948 como a luta do ano, mas três lutas depois, ele estava morto, os franceses entraram em luto com a perda de seu herói carismático.

ALÉM DAS CORDAS

Cerdan não tinha visto seu irmão Vincent por 22 anos quando Vincent o visitou antes de sua luta pelo título contra Tony Zale em setembro de 1948. No final da luta, Vincent foi o primeiro homem no ringue a parabenizar seu irmão posando para uma fotografia com o feliz novo campeão.

Embora ele fosse casado, Cerdan teve um caso de amor muito público com a famosa cantora francesa Edith Piaf.

Nascido em 22 de julho de 1916 em Sidi bel Abbès, Argélia, faleceu em 27 de outubro de 1949 nos Açores, vitórias 111, Knockouts 65, derrotas 4, Sua melhor luta foi contra Tony Zale, Sua pior derrota foi para Jake LaMotta.

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Destaques JORNALE
Please reload

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

              redacao@jornale.com.br

WhatsApp: (41) 8713-4418

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest