Secretaria de Obras faz controle de qualidade do asfalto | Jornale

Secretaria de Obras faz controle de qualidade do asfalto

26/07/2018

Obras em andamento estão sendo fiscalizadas

 

 

Duas importantes obras que estão em andamento na cidade - na Avenida Getúlio Vargas, no Rebouças, e na Rua Konrad Adenauer, no Tarumã - estão sob o olhar atento da equipe do Laboratório da Secretaria Municipal de Obras Públicas.
Nos dois casos, ao longo de toda a obra, são feitos a coleta do material utilizado e ensaios (testes) para avaliar a qualidade de cada camada que está sendo aplicada. Quando necessário, a fiscalização do Departamento de Pavimentação intervém para que o material seja substituído ou para que o serviço seja refeito.
Conforme estabeleceu a Prefeitura de Curitiba, as duas ruas estão sendo revitalizadas devido à implantação de empreendimentos que são grandes geradores de tráfego na região. No caso da Konrad Adenauer, a obra é uma medida mitigadora do Park Jockey Shopping, que está em construção. Já a Getúlio Vargas é medida compensatória da obra da Igreja Universal do Reino de Deus, já inaugurada.
"O pavimento em asfalto ou em concreto, como será o caso da Getúlio Vargas, é formado por várias camadas. Nós analisamos a qualidade dos materiais, desde a camada de reforço, a sub-base, depois a base que está sendo colocada até a camada de revestimento, que é a mais superficial, a que a população vai ver quando a obra estiver pronta", explica a engenheira Manuela do Amaral, gerente responsável pelo laboratório.
Tudo é analisado com base no Caderno de Encargos da Secretaria de Obras, documento que segue as normas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), ligado ao Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil.
O laboratório também atende a demanda de outras secretarias e órgãos da Prefeitura. Projetos que estão em fase de planejamento pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) também podem ter o apoio da equipe do laboratório, que ainda faz o controle tecnológico do material produzido pela Prefeitura na Usina de Asfalto Norte.

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Destaques JORNALE
Please reload

Site de Notícias Online de Curitiba

Siga Jornale