A evolução da fotografia artística voltada para o skate | Notícias | Curitiba | Jornale

A evolução da fotografia artística voltada para o skate

12/07/2018

O passatempo do momento é agora um esporte olímpico. Uma nova exposição chamada “Against the Grain” captura sua jornada surpreendente - e algumas quedas terríveis em fotografias. A exposição está em Londres.

Foto acima - Chuck Askerneese e Marty Grimes em Kenter Canyon, 1975, por Glen E Friedman

Combinando material de arquivo com imagens dos fotógrafos mais próximos do esporte, a exposição leva os espectadores das piscinas californianas vazias dos anos 1970 ao Palace Wayward Boys de Londres no início dos anos 2000

 

Foto abaixo - Gonz, Alemanha, 1998, por Skin Phillips

O skate se tornou um esporte olímpico e estará nos jogos de Tóquio em 2020, e uma nova exposição mapeia a ascensão desse fenômeno urbano contra cultural, chamada de “Against the Grain: Skate Culture and the Camera” está em Londres até 22 de julho

 

Foto abaixo - Palace Boys, Tottenham Hale, 2016, de Mike O'Meally

Revistas incluindo SkateBoarder, Thrasher, Transworld, RaD [Ler e Destruir] e Sidewalk, de acordo com os curadores da exposição, Jaime Marie Davis e Frankie Shea, foram "essenciais para circular informações sobre skate e contribuíram para a força internacional que é hoje"

 

Foto abaixo - Bones Brigade, Chin Ramp, 1986, por J Grant Brittain

Na exposição de trabalhos de 11 fotógrafos diferentes, os curadores têm como objetivo demonstrar como a fotografia de skate evoluiu além da captura de manobras radicais para abranger uma ampla gama de estilos documentais e artísticos.

 

Foto abaixo - Jason Lee e Mark Gonzales, Huntington Beach, 1989, por Spike Jonze

O cineasta Spike Jonze - o maior nome do elenco da exposição - começou como fotógrafo de skate e diz que o esporte o colocou em Hollywood.

 

Foto abaixo - Chris Maalouf, Montreal, 2015, por Sam Muller

Sam Muller é um dos artistas mais jovens da série, e skatista desde os 10 anos de idade. Jaime Marie Davis diz que isso é exatamente o que torna a fotografia de skate tão emocionante: ela é filmada, não por observadores externos, mas por pessoas dentro da cultura.

 

Foto abaixo - Tod Swank, Push, 1987, por J Grant Brittain

J Grant Brittain tem documentado a cena do skate californiano desde que trabalhou por um breve período no skatepark Del Mar Skate Ranch em 1979. Suas fotos em preto e branco evocativas destacam-se por suas qualidades sonhadoras e atmosféricas.

 

Foto abaixo - Holmby Hill After School, 1977, por Glen E Friedman

Glen E Friedman, por sua vez, tornou-se um dos maiores fotógrafos de sua geração. Seu trabalho - que inclui retratos de todos, desde os Beastie Boys até Tony Alva - é encontrado em coleções como o Metropolitan Museum of Art e o Smithsonian Institution.

 

Foto abaixo - Vovó, Thrasher, Swansea 1984, por Skin Phillips

Skin Phillips diz que teve seu primeiro gostinho de fotografia quando adolescente, observando aves no fim de semana com um amigo no País de Gales. Ele se tornou uma figura tão importante no skate americano que a Adidas fez dele referência para outros fotógrafos, um sinal claro de que ele fez parte desta história.

 

Foto abaixo - Lucian Hendricks, 1985, por Dobie Campbell

Dobie Campbell é músico, artista e um dos principais fotógrafos a documentar a cena britânica de skate e breakdancing nos anos 80 e 90. Aqui está uma foto da galera que andava pelo Palace, em Londres, cujo líder, Lev Tanju, fundou a marca de skate chamada Palace.

 

Foto abaixo - Jeremy Klein, Redondo Beach, 1989, por Atiba Jefferson

Atiba Jefferson depois de fotografar skatistas em Los Angeles foi em uma turnê com o Odd Future e depois fotografou os maiores nomes do hip-hop, moda, basquete e atletismo - de Big Sean a LeBron James.

 

Foto abaixo - Andrew Reynolds, dia do skate, Vancouver, 2009, por Atiba Jefferson

Em uma entrevista no ano passado com Hypebeast, Jefferson falou do seu amor duradouro pelo esporte: "Eu sou skatista, é o que eu faço. Para mim, ter a sorte de ver o melhor do skate é um trabalho dos sonhos. Não é nem mesmo trabalho, porque eu apenas me divirto. Andar de skate sempre estará em primeiro lugar.

 

Foto abaixo - Cartaz de John Cardiel e Slayer, San Francisco, 1991 por Tobin Yelland

A exposição Against the Grain começa com um evento em parceria com a Hayward Gallery, mostrando os pontos críticos do sul de Londres e a arrecadação de fundos para o Long Live Southbank, a campanha para restaurar e salvar o famoso skatepark Undercroft.

 

Foto abaixo - Corey Chrysler jogando o skate em seu carro, 1992 por Tobin Yelland

Depois de Londres, a exposição vai viajar para a América do Norte em 2019 e Tóquio no ano seguinte, com cada exposição focando em aspectos da comunidade e da história do skate local.

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Destaques JORNALE
Please reload

Site de Notícias de Curitiba - Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

              redacao@jornale.com.br

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Siga Jornale

  • Pinterest