Prefeitura aumenta fiscalização sobre ambulantes | Notícias | Curitiba | Jornale

Prefeitura aumenta fiscalização sobre ambulantes

16/05/2018

Fiscais apreenderam 30 mil itens em 2018

 

 

Nos primeiros quatro meses de 2018, a fiscalização da Secretaria Municipal do Urbanismo e Assuntos Metropolitanos apreendeu 30.466 itens com vendedores ambulantes irregulares. O número é 53,71% maior do que a média do ano passado.

A fiscalização é uma ferramenta para proteger o comércio estabelecido. O presidente da Associação Comercial do Paraná, Gláucio Geara, ressaltou que essa foi uma das principais reivindicações da categoria ao prefeito Rafael Greca, no início de 2017. “Tínhamos solicitações graves de pequenos e médios comerciantes sobre esse tema”, comentou.

“Nós aplaudimos a atitude da Prefeitura, que está fazendo cumprir a lei”, disse Geara. O presidente ressaltou que boa parte dos itens apreendidos são de origem incerta. Os números corroboram com a afirmação: neste ano foram 12.173 produtos piratas apreendidos, 39,95% do total. Destes, 7.621 foram DVD’s, 278 CD’s, 4.192 carteiras de cigarro e 82 frascos de perfume.

Durante o primeiro quadrimestre, foram aplicados 404 autos de apreensão, segundo a diretora do departamento de fiscalização da Secretaria Municipal do Urbanismo e Assuntos Metropolitanos, Jussara Policeno de Oliveira Carvalho. “Se os produtos tiverem procedência comprovada são apreendidos e o responsável pode retirá-los mediante pagamento de taxa de devolução e depósito”, explicou.

O valor da taxa de devolução e depósito varia de acordo com o volume de material apreendido. “Os itens apreendidos que não têm nota fiscal são encaminhados para a Receita Federal”, definiu Jussara.

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Destaques JORNALE
Please reload

Site de Notícias de Curitiba - Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

              redacao@jornale.com.br

WhatsApp: (41) 8713-4418

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest