Estátua datada de 1624 de Gian Lorenzo Bernini quebrou após empréstimo | Notícias | Curitiba | Jornale

Estátua datada de 1624 de Gian Lorenzo Bernini quebrou após empréstimo

16/05/2018

O risco de mover obras de arte: um dedo quebrado e o clamor público

Um professor de história da arte em Roma, Itália, Giovan Battista Fidanza, estava levando um grupo de estudantes através da igreja barroca de Santa Bibiana há duas semanas atrás, quando ele fez uma "descoberta macabra", na primeira semana de maio deste ano.

A gigantesca estátua de St. Bibiana, a primeira comissão religiosa pública do escultor, datada de 1624, de Gian Lorenzo Bernini, não tinha o dedo anelar na mão direita.

A estátua foi emprestada a uma exposição de esculturas de Bernini na Galleria Borghese, que terminou em 20 de fevereiro deste ano. O dedo se rompeu quando os trabalhadores devolveram a escultura ao seu nicho no altar principal da igreja de Santa Bibiana, em 24 de abril. “Pelo menos não pulverizou; saiu em uma só peça (o dedo)”, disse o Reverendo Augusto Frateschi, o pároco, em uma entrevista por telefone para o NYTimes.

Os restauradores reafirmaram que o dedo foi restaurado na primeira semana de maio, mas não antes que a mídia italiana descobrisse o dano, evidenciando a gravidade do acidente nos jornais e na televisão.

O incidente também provocou um debate em curso no mundo da arte italiana sobre as obras de arte, se elas devem ser emprestadas para exposições, uma vez que os riscos superam em muito os benefícios, dizem os críticos.

"Após este incidente, temos muito a refletir, como historiadores da arte, sobre o que está em risco", disse o professor Fidanza aos alunos em um seminário sobre a estátua danificada, na Universidade de Roma Tor Vergata, onde leciona. “Sabemos que mudar as obras de arte é sempre um grande estresse para elas”, disse ele, observando que as obras de arte sofriam com mudanças de temperatura, umidade e do próprio transporte.

 

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

jormal_do_onibus.png
Destaques JORNALE
Please reload

Site de Notícias de Curitiba - Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

              redacao@jornale.com.br

WhatsApp: (41) 8713-4418

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest