Greca apresenta história da cidade em caminhada pelo Centro | Notícias | Curitiba | Jornale

Greca apresenta história da cidade em caminhada pelo Centro

07/04/2018

Prefeito fez um tour comentado pelo Centro Histórico

 

 

O prefeito Rafael Greca realizou na manhã deste sábado (7/4) um tour comentado pelo Centro Histórico, ação que faz parte do lançamento da segunda edição do livro Curitiba - Luz dos Pinhais. Revista e ampliada, a publicação de Greca conta a trajetória do pequeno Arraial de Mineração de Ouro das margens do rio Atuba, passando pela Vila Nossa Senhora da Luz dos Pinhais até a progressista cidade dos barões da erva-mate, que foi capaz de fazer a primeira Universidade do Brasil, chegando à capital próspera do Paraná cafeeiro. Por fim, a Curitiba que, aos 300 anos, ganhou da ONU o Prêmio Mundial do Habitat 1996.

“Esse lugar de acolhida do alto São Francisco é o antigo arruamento português, é o que sobrou da cidade antiga. O Centro Histórico começa lá na represa das colinas, onde há o Belvedere que estamos restaurando, que é uma igreja de 1808, feita para proteger a cidade das pestes", lembrou o prefeito. "Na época, o povo tinha que rezar para não morrer, não tinha muita salvação. Então, ganhou o nome de São Francisco de Paula, que é na tradição católica o santo que livra as pessoas da peste. Foi o Coronel Manoel Antônio Guimarães que ergueu a igreja", completou, ao iniciar a aula sobre a história de Curitiba.

No passeio comentado pelo Centro Histórico, o prefeito apresentou os principais prédios e a importância e o contexto que eles têm na formação política, social e cultural da cidade. O tour foi iniciado aos pés da Igreja do Rosário dos Pretos de São Benedito, em frente à Fonte da Memória (popularmente conhecida como Cavalo Babão) e ao Palacete Wolf.

O prefeito também ressaltou a história e os fatos que marcaram as casas que compõem o centro histórico, como a da família Taborda Ribas, a Casa Hoffmann, a Casa Romário Martins.

Após passarem pelo Memorial de Curitiba, obra da primeira gestão de Greca como prefeito e que representa um grande pinheiro de luz, onde está preservada a primeira Capela de Curitiba, o grupo conheceu um pouco sobre a história do edifício em frente, a Casa Hoffmann, passando pela Igreja da Ordem e o Museu de Arte Sacra, o painel do Poty na travessa Nestor de Castro, a Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, a estátua do cacique dos Tinguis (novo monumento). A aula terminou no marco zero, junto ao monólito que representa a instalação do poder legal na cidade, onde todos os participantes cantaram o hino de Curitiba.

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Destaques JORNALE
Please reload

Site de Notícias de Curitiba - Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

              redacao@jornale.com.br

WhatsApp: (41) 8713-4418

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest